Pular para o conteúdo principal

Mente aberta ou fechada — qual delas possui?



AS PESSOAS realmente têm dificuldade em dar-se bem com outros, não têm? E, todo mundo gosta de imaginar-se como pessoas de mente aberta, ninguém admite que não tem uma mente aberta.
Mas, seja sincero, pergunte a si mesmo com toda a honestidade: Será que eu tenho a mente aberta?
 Será que o bitolado ou o preconceituoso é sempre realmente o “outro sujeito”?
Quando nós retrucamos algo ou não concordamos com alguma coisa ou alguém, será que estamos certos?
Na realidade, sua mente talvez seja mais fechada do que imagina.
Veja algumas coisas que as pessoas dizem, talvez nós mesmos falamos.
Quantas vezes você já disse isso?
 “Duas coisas sobre as quais nunca discuto são política e religião”?
Ou franze o nariz diante de alimentos que jamais provou? “Escargots (caracóis)? Jamais!”
Ou o que pensa de tratamentos médicos com os quais não está familiarizado? “Acupuntura? É pura tapeação!”
Muitas vezes eu mesmo me pego dizendo coisas que eu mesmo abomino.
Eu detesto quando alguém diz que só as pessoas de certo lugar são trabalhadores ou honestos ou bons.
Sabe aquelas coisas que se dizem. Pra não usar exemplos nossos vou usar alguns que se usa no mundo todo.
Como, por exemplo, “todo o mundo” na Alemanha sabe — que os ciganos são ladrões, os alemães do norte são teimosos, todo aquele que vem de Berlim é ‘papudo’, os suábios são pães-duros e os estrangeiros são preguiçosos?
Naturalmente, em toda a parte há ideias assim — sim, em nosso país também.

Então pense bem o que Significa Ter Mente Aberta?

Bem, eu penso que a pessoa de mente aberta é aquela que está isenta dos laços do preconceito.
O que é preconceito?
Pré conceito, ou  “Conceito ou opinião formados antecipadamente, sem maior ponderação ou conhecimento dos fatos; ideia preconcebida . . . julgamento ou opinião formada sem levar em conta o fato que os conteste.”
Ou seja ter uma opinião formada sobre um assunto, formada porque alguém nos disse, ou um parente querido, ou tradição familiar nos incutiu.
É claro eu sei, que faz parte da vida formar conceitos do que é certo ou errado.
Faz parte da vida fazer decisões e formular juízos.
Isso é correto.
Mas só que as decisões feitas “sem maior ponderação ou conhecimento dos fatos” e juízos formulados de forma  já “preconcebida por nós sem levar em conta o fato que os conteste” são evidências duma mente fechada.
É um crime contra nós mesmos, porque nos tira o oportunidade de conhecer a verdade.
É ai que entra a necessidade de nós nos livrarmos das amarras do preconceito e analisar as informações existente, ponderar e ver o que é o correto, e se realmente nosso ponto de vista anterior era o correto nos manter firmes nele.
Ter mente aberta então significa ser receptivo a novas informações e ideias.
Significa dispor-se a examinar e avaliar informações sem atitude preconceituosa.
E então reter o que vale a pena e rejeitar o que não vale, só assim podemos chegar a conclusões definitivas numa base sólida, e ainda deixar nossa mente aberta para posterior revisão, caso dados adicionais se tornem disponíveis no futuro.
A mente fechada pode ser indício de falta de conhecimento.
Talvez saibamos tão pouco sobre certo assunto, ou tenhamos informações tão deturpadas ou incompletas, que nos faltem os fatos necessários a conclusões acertadas.
Então pesquise sobre o assunto.
Não permita que pessoas formem sua opinião sobre o assunto.
Não seja preguiçoso não permita que por falta de interesse no assunto, ou relutância em examinar a questão o torne uma pessoa de mente fechada.
Isso vai gerar em você incerteza e dúvida.
Por exemplo, se não puder defender seu conceito religioso por falta de pesquisa dele, talvez você vá por falta de conhecimento atacar implacavelmente as pessoas que questionarem suas crenças, não com argumentos lógicos, mas com termos depreciativos ou com insinuações.
Com o  preconceito de uma mente fechada.
E então, depois de ponderar sobre isso, que acha? Sua mente é aberta ou fechada?
Será que você é uma pessoa de mente aberta ao ponto de considerar a possibilidade de não ser bem assim?
Lembre-se:
Vale a pena verificar isso.
Porque do mesmo modo como a mente aberta pode ser-lhe vantajosa, a mente fechada quase que sempre o prejudicará, ela pode refletir no seu futuro.
E mais uma coisa que nunca poderá dizer é que você foi criado assim e que é muito tarde para mudar, ou que não consegue mudar porque esta é a sua personalidade.
Todos nós podemos fazer mudanças na nosso vida, é mais fácil dizer que não, já que para mudar temos de deixar de fazer algumas coisas e mudar certos hábitos adquiridos.
Mas pense nas palavras de Pedro no dia de pentecostes a aquelas pessoas de todas nações "Arrependei-vos, portanto, e dai meia-volta, a fim de que os vossos pecados sejam apagados, para que venham épocas de refrigério da parte da pessoa de Jeová."
Eu grifei meia-volta porque é isso que quero salientar.
Se quisermos ser aceitos por Deus temos de dar meia volta, ele não disse uma volta inteira, mas meia volta, ou seja virar de costas para seu modo de pensar anterior e começar uma caminhada nova.
Deus não pediria a nós que fizéssemos uma coisa impossível, então é possível mudar sim.
Então pare de dizer que você é assim e não vai mudar nada em você, isso é burrice, o sábio esta aprendendo todo dia e procurando fazer melhorias na sua vida.
Muitas destas mudanças muitas vezes não muito do modo como gostaríamos que fosse, muitas delas são até um pouco difíceis para nós, mas nos tornarão pessoas melhores, nos ajudarão a armazenar tesouros no céu onde como Jesus disse onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde ladrões não arrombam nem furtam. 


Paulo Oliveira.


Deixe seu comentário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Medidas Culinarias sem Balança

 Observe sempre as dicas abaixo para uma medida exata. Ingredientes secos devem ser nivelados com a borda do recipiente.  Para isto encha completamente e passe uma faca ou espátula alisando a superfície. Ingredientes líquidos procure deixar o medidor na altura dos olhos para conferir a medida. Sempre que possível use um medidor, mas se não tiver use sempre a mesma xícara. O medidor é mais confiável para medidas fracionadas como por exemplo ½ xícara por isso seria bom que se comprasse um destes copos com ou medidores correspondentes. LÍQUIDOS Para ingredientes líquidos deixe o medidor na altura dos olhos para conferir a medida. 1 xícara de chá = 240ml ½ xícara = 120ml 1/3 de xícara = 80ml ¼ de xícara = 60ml 1 colher de sopa = 15ml 1 colher de chá = 5ml  FARINHA DE TRIGO ingredientes secos devem ser nivelados com a borda do recipiente 120 gramas = 1 xícara de chá   60 gramas = ½ xícara   40 gramas = 1/3 de xícara   30 gramas = ¼ de xíc

Tabela de conversão de pesos e medidas

Muitas vezes as receitas usam padrões diferentes. Este post apresenta quais são os equivalentes domésticos das medidas que exigem uso de utensílios específicos. Ø   Líquidos (leite, água, óleo, bebidas alcoólicas, café, etc.) 1 xícara = 240 ml 1/2 xícara = 120 ml 1/3 xícara = 80 ml 1/4 de xícara = 60 ml 1 colher (sopa) = 15 ml 1 colher (chá) = 5 ml Ø   Chocolate em pó (cacau em pó) 1 xícara = 90 g 1/2 xícara = 45 g 1/3 xícara = 30 g 1/4 de xícara = 20 g 1 colher (sopa) = 6 g Ø   Manteiga (margarina e gordura vegetal) 1 xícara = 200 g 1/2 xícara = 100 g 1/3 xícara = 65 g 1 colher (sopa) = 15 g Ø   Açúcar 1 xícara = 180 g 1/2 xícara = 90 g 1/3 xícara = 60 g 1/4 de xícara = 45 g 1 colher (sopa) = 12 g Ø   Farinha de trigo 1 xícara = 120 g 1/2 xícara = 60 g 1/3 xícara = 40 g 1/4 de xícara = 30 g 1 colher (sopa) = 7.5 g MEDIDAS EQUIVALENTES Ø   Líquidos 1 litro 4 xícaras ½ litro 2 xícaras 3 xícaras 16 colheres de sopa ¾ de xícara 12 co

Picanha na manteiga de alho com batatas ao forno.

                                       Picanha na Manteiga de Alho   Ingredientes: Para a Manteiga de alho: 1 tablete (200g) de manteiga sem sal, temperatura ambiente 2 cabeças de alho assado (coloque o alho com a casca no forno e deixe assar sem queimar) 2 ½ colheres (sopa) de sal grosso 1 picanha pequena mais ou menos 1kg a 1,5 kg, aproximadamente. 1 pedaço de papel celofane Preparo: Esprema os dentes de alho assados ainda quentes, e misture o alho, a manteiga e o sal grosso, faça uma pasta com eles. Use essa pasta  de manteiga de alho para envolver toda a peça de picanha. Envolva a picanha com o papel celofane e amarre bem as bordas. Deixe a picanha descansar com a manteiga por 20 minutos. Preaqueça o forno a 180°C, e leve a picanha para assar por 40 minutos. Apos 40 min. de forno retire o papel celofane e aumente o forno para 230°C e coloque a picanha com a gordura virada para cima e leve ao forno até dourar. Quando retirar do forno não sirva imediata