Pular para o conteúdo principal

Curiosidades sobre a Pizza


Gosta de pizza?
Sabia que:

A pizza era um alimento de pessoas humildes do sul da Itália, no início do primeiro milênio.
O termo "picea" surgiu na cidade de Nápoles, considerada o berço da pizza.
"Picea", indicava um disco de massa assada com ingredientes por cima. Ela era servida com ingredientes baratos e era vendida por ambulantes.
A receita objetivava "matar a fome" principalmente da parte mais pobre da população.
Normalmente a massa de pão recebia como sua cobertura toucinho, peixes fritos e queijo.
A fama da receita correu o mundo e fez surgir a primeira pizzaria que se tem notícia, a Port'Alba, ponto de encontro de artistas famosos da época, tais como Alexandre Dumas, que inclusive citou variações de pizzas em suas obras.

CONTA-SE que o Rei Ferdinando I (1751–1825), disfarçado de plebeu, visitou um bairro pobre de Nápoles às escondidas.
Por que tanto segredo?
Segundo uma versão dessa história, ele não via a hora de saborear uma comida que a rainha havia proibido na corte — PIZZA.
Se Ferdinando estivesse vivo hoje, não teria nenhuma dificuldade de matar sua vontade de pizza.
Atualmente, existem cerca de 30 mil pizzarias na Itália, que produzem por ano o equivalente a 45 pizzas por pessoa!
E pensar que esta delicia surgiu desta forma humilde.
Origem humilde
Por fim, o Rei Ferdinando I não escondeu mais da corte sua paixão por pizza.
Não demorou muito e essa iguaria das ruas conquistou a elite rica, e a nobreza passou a lotar as pizzarias.
Em 1832, o Rei Ferdinando II, neto de Ferdinando I, chegou a ponto de construir um forno a lenha nos jardins do Palácio Capodimonte, alegrando assim seus convidados aristocratas.
Mas será que devemos consumir pizzas? É nutritiva?
Hoje, a pizza é um dos pratos favoritos dos jovens, e dos adultos também.
Mas é preciso ter cuidado.
Para ser considerada nutritiva, uma pizza deve ser feita com ingredientes saudáveis, que contenham uma quantidade balanceada de carboidratos, proteínas, gorduras e que sejam ricos em vitaminas, minerais e aminoácidos.
O azeite de oliva é um outro ingrediente saudável. Ele favorece a formação do HDL, descrito como “o bom colesterol, que ajuda a desobstruir as artérias”.
Além disso, deve ser bem assada, porque quando bem assada, a pizza dificilmente causa problemas digestivos.
Isso se dá porque os processos de sova e fermentação fazem com que os carboidratos da farinha absorvam bem a água adicionada a ela.
Outra vantagem é a presença de carboidratos complexos, que favorecem a sensação de saciedade, geralmente fazendo com que o mais apaixonado comedor de pizza não passe do limite.
Então da próxima vez que você estiver saboreando uma pizza, lembre-se de que ela teve uma origem humilde e agradeça ao Rei Ferdinando I por não ter escondido essa paixão.

Algumas curiosidades sobre a pizza.
. A pizza fica melhor quando assada no forno a lenha. A fumaça dá a ela um aroma sutil, e a fina camada de cinzas no chão do forno proporciona um sabor delicioso.
▪ A maior pizza redonda do mundo foi feita em 1990. Tinha um diâmetro de mais de 37 metros e pesava mais de 12 toneladas!
▪ O antigo costume de jogar a massa para o alto e girá-la não é apenas para dar um show. A força centrífuga criada nivela a massa, formando um disco com a borda levemente mais grossa — um começo perfeito para uma boa pizza!

.A Pizza Napolitana está, desde Dezembro de 2009, protegida pela Comissão Européia, junto com mais 44 produtos que têm o selo de “Especialidade Tradicional Garantida” ‘’(Specialità Tradizionale Garantita – STG)’’
Segundo a associação, a Verace Pizza Napolitana deve ser confeccionada com farinha, fermento natural ou levedura de cerveja, água e sal. A pizza deve ser ainda trabalhada somente com as mãos ou por alguns misturadores devidamente aprovados por um comitê da organização. Depois de descansar, a massa deve ser esticada com as mãos, sem o uso de rolo ou equipamento mecânico. Na hora de assar, a pizza deve ser colocada em forno a lenha (somente), a 485°C, sendo que sobre a superfície do forno não deve ser colocado nenhum outro utensílio.
A variedade de coberturas é reconhecida pela organização, porém devem ter a sua aprovação, estando em conformidade com as tradições napolitanas e não contrastando com nenhuma regra gastronômica. Algumas coberturas são tidas como tradicionais, sendo elas (respeitando seus nomes italianos):
. Marinara (Napolitana): tomate, azeite de oliva, orégano e alho.
. Margherita: tomate, azeite de oliva, mozzarella e manjericão.
. Ripieno (Calzone), uma pizza recheada: ricota, mozzarella especial, azeite de oliva e salame.
. Formaggio e Pomodoro: tomate, azeite de oliva e queijo parmesão ralado.
. Quando degustada, a pizza deve apresentar-se macia, bem assada, suave, elástica, fácil de ser dobrada pela metade. As bordas elevadas devem ser douradas". O gosto da massa deve ser de pão bem fermentado, misturado ao sabor ácido do tomate, aroma de alho, orégano, manjericão.
. A pizza deve ser obrigatoriamente redonda, não podendo o seu diâmetro ser maior do que trinta e cinco centímetros. Outra medida, a espessura no centro do disco, não deve ser maior do que cinco milímetros, e a borda não pode ser maior do que dois centímetros[7]

. Dizem que a pizza margherita foi criada no ano de 1889 pelo pizzaiolo Rafaelle Esposito, para homenagear a rainha Margherita di Savoia durante sua visita à cidade de Nápoles.
Os ingredientes usados foram escolhidos de forma que as cores fizessem referência a bandeira da Itália: branco representado pela mozarela, verde pelo manjericão e vermelho pelo tomate.

. A maior rede de pizzarias do mundo é a norte-americana Pizza Hut. Ela está presente em 100 países e possui 13.000 filiais. Só no Brasil são (por enquanto) 71 pizzarias.


. Por medo da concorrência, a Pizza Hut nunca abriu filial na Itália.

. A cidade onde mais se consome pizza no mundo é Nova York. O segundo lugar pertence a São Paulo. Agora, em se tratando de país, o maior consumidor mundial é o Brasil.

. Os paulistanos devoram, em média, um milhão de pizzas por dia. Isso dá mais ou menos 40.000 pizzas por hora.

. Você sabia que 10 de julho é o Dia da Pizza? Nesse dia, o consumo de pizza na cidade de São Paulo aumenta 20%.

 . Quantas pizzarias existem em São Paulo? Anote aí: cinco mil. No Estado, esse número chega a 12 mil.




Como fazer uma pizza em casa?
Massa:

INGREDIENTES:

    * 1 kg de farinha de trigo
    * 30 g de fermento biológico
    * 2 colher de sopa de açúcar
    * 1 colher de sopa de sal
    * 100 ml de azeite
    * Agua o quanto baste para formar uma massa bem homogênea + ou - 600ml
   *Molho de tomate
   * 400 gramas de Muzzarella
   * Orégano
   * Fatias de tomate
   * Azeitonas.

MODO DE PREPARO:

Primeiramente prepare o fermento:
Em uma vasilha plástica funda, desmanche o fermento em um pouco de água morna com as mãos, acrescente o açúcar um pouco de farinha de trigo.
Acrescente O azeite, o sal e aos poucos a farinha, sovando bastante.
Sove bem até a massa desgrudar das mãos e ficar bem lisinha.
Quando a massa estiver lisinha, divida a massa em bolas de 350 gramas.
Cubra com um pano e deixe descansar 20 min.
Após descansar, estique a massa com um rolo(o ideal é abrir com as mãos sem ajuda de rolo  mas é mais difícil para quem não tem pratica) disponha a massa nas assadeiras.
Adicione o recheio de sua preferencia.
Eu uso colocar o molho de tomate e cobrir com muzzarela, salpicar orégano e alho desidratado, rodelas de tomate, azeitonas e um fio de azeite.
Asse em forno pre aquecido, o mais quente possível.

 Esta é a receita que eu usava em minha pizzaria. (não tenho mais)


Veja algumas de nossas pizzas.

































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Medidas Culinarias sem Balança

 Observe sempre as dicas abaixo para uma medida exata. Ingredientes secos devem ser nivelados com a borda do recipiente.  Para isto encha completamente e passe uma faca ou espátula alisando a superfície. Ingredientes líquidos procure deixar o medidor na altura dos olhos para conferir a medida. Sempre que possível use um medidor, mas se não tiver use sempre a mesma xícara. O medidor é mais confiável para medidas fracionadas como por exemplo ½ xícara por isso seria bom que se comprasse um destes copos com ou medidores correspondentes. LÍQUIDOS Para ingredientes líquidos deixe o medidor na altura dos olhos para conferir a medida. 1 xícara de chá = 240ml ½ xícara = 120ml 1/3 de xícara = 80ml ¼ de xícara = 60ml 1 colher de sopa = 15ml 1 colher de chá = 5ml  FARINHA DE TRIGO ingredientes secos devem ser nivelados com a borda do recipiente 120 gramas = 1 xícara de chá   60 gramas = ½ xícara   40 gramas = 1/3 de xícara   30 gramas = ¼ de xíc

Tabela de conversão de pesos e medidas

Muitas vezes as receitas usam padrões diferentes. Este post apresenta quais são os equivalentes domésticos das medidas que exigem uso de utensílios específicos. Ø   Líquidos (leite, água, óleo, bebidas alcoólicas, café, etc.) 1 xícara = 240 ml 1/2 xícara = 120 ml 1/3 xícara = 80 ml 1/4 de xícara = 60 ml 1 colher (sopa) = 15 ml 1 colher (chá) = 5 ml Ø   Chocolate em pó (cacau em pó) 1 xícara = 90 g 1/2 xícara = 45 g 1/3 xícara = 30 g 1/4 de xícara = 20 g 1 colher (sopa) = 6 g Ø   Manteiga (margarina e gordura vegetal) 1 xícara = 200 g 1/2 xícara = 100 g 1/3 xícara = 65 g 1 colher (sopa) = 15 g Ø   Açúcar 1 xícara = 180 g 1/2 xícara = 90 g 1/3 xícara = 60 g 1/4 de xícara = 45 g 1 colher (sopa) = 12 g Ø   Farinha de trigo 1 xícara = 120 g 1/2 xícara = 60 g 1/3 xícara = 40 g 1/4 de xícara = 30 g 1 colher (sopa) = 7.5 g MEDIDAS EQUIVALENTES Ø   Líquidos 1 litro 4 xícaras ½ litro 2 xícaras 3 xícaras 16 colheres de sopa ¾ de xícara 12 co

Picanha na manteiga de alho com batatas ao forno.

                                       Picanha na Manteiga de Alho   Ingredientes: Para a Manteiga de alho: 1 tablete (200g) de manteiga sem sal, temperatura ambiente 2 cabeças de alho assado (coloque o alho com a casca no forno e deixe assar sem queimar) 2 ½ colheres (sopa) de sal grosso 1 picanha pequena mais ou menos 1kg a 1,5 kg, aproximadamente. 1 pedaço de papel celofane Preparo: Esprema os dentes de alho assados ainda quentes, e misture o alho, a manteiga e o sal grosso, faça uma pasta com eles. Use essa pasta  de manteiga de alho para envolver toda a peça de picanha. Envolva a picanha com o papel celofane e amarre bem as bordas. Deixe a picanha descansar com a manteiga por 20 minutos. Preaqueça o forno a 180°C, e leve a picanha para assar por 40 minutos. Apos 40 min. de forno retire o papel celofane e aumente o forno para 230°C e coloque a picanha com a gordura virada para cima e leve ao forno até dourar. Quando retirar do forno não sirva imediata