Pular para o conteúdo principal

Destaques

Broa Caxambu (bolacha de fubá)

Acredito que você ja comprou nas padarias aquelas bolachas de fubá muito gostosas para o café da manhã ou da tarde, esta é a receita delas.

Experimente, é muito fácil de fazer.

Ingredientes:

500 gramas farinha de trigo 500 gramas fubá 500 gramas açúcar refinado 1 colher (sopa) rasa de fermento em pó 1 colher (chá) sementes de erva-doce 5 colheres (sopa) manteiga sem sal (100g)3 ovos 1 ovo para pincelar 125 gramas de margarina  
Preparo:

Peneire as farinhas.
Coloque as farinhas em uma bacia, acrescente o açúcar, o fermento e a erva doce, misture bem.
Adicione a manteiga e vá misturando com as pontas dos dedos até incorporar bem.
Em seguida adicione os ovos e misture até obter uma massa homogênea bem firme como mostra a foto (se necessário acrescente um pouquinho de água para chegar no ponto)
Unte a as assadeiras.
Modele as broas em forma de bolas, achate levemente deixando com um formato de um disco, e vá arrumando uma a uma nas assadeiras.
Misture uma gema com uma colher de café forte e …

Pão de canela ao estilo de padaria


Como um chefe de pastelaria, posso lhe dizer que nenhuma receita é mais adorada do que kanelbulle. (receita sueca) Esta é uma receita que eu utilizava em minha padaria. Eu o preparei para uso doméstico, então você não precisa fazer 100 deles!



Você pode facilmente dobrar ou triplicar a receita se necessário.
Assim, a receita irá render nove amplos bolos de canela. O verdadeiro segredo para bons bolos de canela é usar a melhor qualidade de canela que encontrar. Eu recomendo a Canela Vietnamita Peça por ela na loja de alimentos local ou lojas especializadas. Você irá notar a diferença.

Ingredientes:

2 colheres de sopa de margarina + mais para untar
1 1/2 kg de farinha de trigo + extra para amassar
½ colher de sopa de sal
2 colheres de sopa de levedura seca
1 colher de sopa de açúcar extra refinado
½ xícara de  leite morno
Um ovo.
2 gema de ovo para pincelar
cristais de açúcar para polvilhar

Para o recheio:

1/3 xícara de açúcar mascavo.
1 colher de sopa de canela.
¾ xícara de passas de uva (opcional)
5 colheres de sopa de manteiga amolecida.


Unte uma assadeira com manteiga. Ela pode ser redonda ou quadrada depende de suas preferências. Deixe-a de lado.
Peneire juntos a farinha, sal, açúcar e o fermento. Esfregue a manteiga na mistura até que ela pareça uma farofa grossa. Agora, faça um buraco no centro. Cuidadosamente, bata o ovo e o leite, derrame no buraco.
Misture para fazer uma massa macia.
Sove a massa sobre uma superfície bem enfarinhada. Sove de 5 a 10 minutos ou até que a massa esteja bastante macia e elástica. Coloque a massa dentro de uma tigela ampla e bem oleada e cubra com filme plástico . Deixe numa local morno por uma hora até que ela tenha dobrado de tamanho.
Coloque a massa de volta numa superfície com farinha. Bata suavemente por 30 segundos. Usando um rolo, amasse a massa no formato de um amplo retângulo (aproximadamente de 30x20). Agora prepare o recheio.
Coloque o açúcar mascavo, a canela e as uvas passas numa tigela pequena. Misture-os. Espalhe a massa com a manteiga amolecida deixando uma extremidade de 2,5 cm em um lado.  Espalhe a mistura do recheio uniformemente sobre a massa amanteigada.
Enrole a massa como um rocambole. Com uma faca afiada, corte em  pedaços iguais. Coloque na assadeira. Cubra com filme plástico. Deixe-o crescer em um local quente por 45 minutos ou até que tenha dobrado de tamanho.
Pincele com gema de ovo batido e polvilhe com a mistura de canela-de-açúcar! Polvilhe um pouco mais de açúcar de confeiteiro cada parafuso.
 Aqueça o forno a 190°C. Asse os pãezinhos por 30 minutos ou até que fiquem ligeiramente dourados. Remova do forno deixe-os esfriar por 10 minutos antes de remover da forma para refrigerar.

Postagens mais visitadas