Pular para o conteúdo principal

Saudades


Sobreviventes....
Você teve sua infância durante os anos 60, 70,80,
Como sobreviveu?
Afinal de contas
Os carros não tinham cintos de segurança, apoios de cabeça, nem air bag. Íamos soltos no banco de traz fazendo aquela farra.
E isso não era perigoso.
As camas sem grades e os brinquedos eram multicores, e no mínimo pintados com umas tintas "duvidosas" contendo chumbo ou um outro veneno qualquer.
Não havia travas de segurança nas portas dos carros, chaves nos armários de medicamentos, detergentes ou produtos químicos domésticos.
A gente andava de bicicleta pra lá e pra cá sem capacetes, joelheiras, ou cotoveleiras
Bebíamos água da torneira, ou de uma mangueira ou fonte, e não minerais em garrafas ditas esterilizadas. Fazíamos carrinhos de rolimã, e quem tinha sorte de morar perto de uma ladeira asfaltada podia bater recordes de velocidade e até verificar quanto sapato tinham gastado, já que as solas dos sapatos eram usadas como freio, isso quando não estávamos descalços.
Alguns acidentes depois...
Todos os problemas estavam resolvidos.
Íamos nós de novo brincar na rua
Íamos brincar na rua com uma única condição:voltar para casa ao anoitecer!
Não havia celulares...
E nossos pais não sabiam onde estávamos!
 Incrível!!!
Tínhamos só aula de manha, e íamos almoçar em casa.
Gessos dentes partidos, joelhos ralados...
Alguém se queixava disso?
Todos tinham razão menos nós...
Comíamos doce a vontade, Pão com manteiga, bebidas com o (perigoso) açúcar. Não se falava de obesidade - brincávamos sempre na rua e éramos super ativos.
Dividíamos com nossos amigos uma tubaína comprada naquela vendinha da esquina, gole a gole e nunca ninguém morreu por isso... Nada de Playstations, Nitendo 64, Xboxes, jogos de vídeo, Internet por satélite,videocassete,Dolby surrond,celular com câmera, computador, Chat na Internet... Só amigos
E os nossos cachorros então! Lembram?
Nada de ração. Comiam a mesma comida que nós(Muitas vezes os restos), e sem problema algum!
Banho quente? Xampu? Que nada! no quintal, no quintal um segurava o cão e o outro com a mangueira(fria) ia jogando água esfregando o cão(acreditem se quiserem )com sabão(em barra) de lavar roupa. Algum cachorro morreu(ou adoeceu) por causa disso??
A pé ou de bicicleta íamos a casa de nossos amigos mesmo que morassem a kms de nossas casas. entravamos sem bater e íamos brincar
É verdade lá fora neste mundo cinzento e sem segurança!
Como era possível?   Jogávamos futebol na rua e as traves eram pedras, e mesmo que não fossemos escalados ...ninguém ficava frustrado e nem era o   Fim do mundo!!!
Na escola tinha os bons alunos e os maus alunos.
Uns passavam e outros eram reprovados  .Ninguém ia por isso a um psicólogo ou psicoterapeuta.  Não havia a moda dos superdotados, nem se falava em dislexia, problemas de concentração, hiperatividade.  Quem não passava simplesmente repetia de ano e tentava de novo no ano seguinte!
Tínhamos liberdades
Fracassos, deveres
...e aprendíamos a lidar com cada um !deles
A única verdadeira questão é: como a gente conseguiu sobreviver???
E acima de tudo como conseguimos desenvolver a nossa personalidade?  Você também é desta geração?
Se sim, então mande e-mail para seus amigos desse tempo, e também aos seus filhos e sobrinhos. Para que eles saibam como era no nosso tempo!
Sem duvida vão responder que era uma chatice
!!!Mas!!!

Como éramos felizes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Medidas Culinarias sem Balança

 Observe sempre as dicas abaixo para uma medida exata. Ingredientes secos devem ser nivelados com a borda do recipiente.  Para isto encha completamente e passe uma faca ou espátula alisando a superfície. Ingredientes líquidos procure deixar o medidor na altura dos olhos para conferir a medida. Sempre que possível use um medidor, mas se não tiver use sempre a mesma xícara. O medidor é mais confiável para medidas fracionadas como por exemplo ½ xícara por isso seria bom que se comprasse um destes copos com ou medidores correspondentes. LÍQUIDOS Para ingredientes líquidos deixe o medidor na altura dos olhos para conferir a medida. 1 xícara de chá = 240ml ½ xícara = 120ml 1/3 de xícara = 80ml ¼ de xícara = 60ml 1 colher de sopa = 15ml 1 colher de chá = 5ml  FARINHA DE TRIGO ingredientes secos devem ser nivelados com a borda do recipiente 120 gramas = 1 xícara de chá   60 gramas = ½ xícara   40 gramas = 1/3 de xícara   30 gramas = ¼ de xíc

Tabela de conversão de pesos e medidas

Muitas vezes as receitas usam padrões diferentes. Este post apresenta quais são os equivalentes domésticos das medidas que exigem uso de utensílios específicos. Ø   Líquidos (leite, água, óleo, bebidas alcoólicas, café, etc.) 1 xícara = 240 ml 1/2 xícara = 120 ml 1/3 xícara = 80 ml 1/4 de xícara = 60 ml 1 colher (sopa) = 15 ml 1 colher (chá) = 5 ml Ø   Chocolate em pó (cacau em pó) 1 xícara = 90 g 1/2 xícara = 45 g 1/3 xícara = 30 g 1/4 de xícara = 20 g 1 colher (sopa) = 6 g Ø   Manteiga (margarina e gordura vegetal) 1 xícara = 200 g 1/2 xícara = 100 g 1/3 xícara = 65 g 1 colher (sopa) = 15 g Ø   Açúcar 1 xícara = 180 g 1/2 xícara = 90 g 1/3 xícara = 60 g 1/4 de xícara = 45 g 1 colher (sopa) = 12 g Ø   Farinha de trigo 1 xícara = 120 g 1/2 xícara = 60 g 1/3 xícara = 40 g 1/4 de xícara = 30 g 1 colher (sopa) = 7.5 g MEDIDAS EQUIVALENTES Ø   Líquidos 1 litro 4 xícaras ½ litro 2 xícaras 3 xícaras 16 colheres de sopa ¾ de xícara 12 co

Picanha na manteiga de alho com batatas ao forno.

                                       Picanha na Manteiga de Alho   Ingredientes: Para a Manteiga de alho: 1 tablete (200g) de manteiga sem sal, temperatura ambiente 2 cabeças de alho assado (coloque o alho com a casca no forno e deixe assar sem queimar) 2 ½ colheres (sopa) de sal grosso 1 picanha pequena mais ou menos 1kg a 1,5 kg, aproximadamente. 1 pedaço de papel celofane Preparo: Esprema os dentes de alho assados ainda quentes, e misture o alho, a manteiga e o sal grosso, faça uma pasta com eles. Use essa pasta  de manteiga de alho para envolver toda a peça de picanha. Envolva a picanha com o papel celofane e amarre bem as bordas. Deixe a picanha descansar com a manteiga por 20 minutos. Preaqueça o forno a 180°C, e leve a picanha para assar por 40 minutos. Apos 40 min. de forno retire o papel celofane e aumente o forno para 230°C e coloque a picanha com a gordura virada para cima e leve ao forno até dourar. Quando retirar do forno não sirva imediata