Pular para o conteúdo principal

Os Sentimentos




Conta-se que uma vez se reuniram num lugar da terra todos os sentimentos e qualidades dos homens. 
Quando o ABORRECIMENTO havia se chateado mais uma vez, a LOUCURA, como sempre muito louca, propôs: "Vamos brincar de esconde-esconde?"

A INTRIGA levantou-se intrigada e a CURIOSIDADE, sem se poder conter, perguntou: "Esconde-esconde? Como é isso?"

"É um jogo" - explicou a LOUCURA - "em que escondo o rosto e começo a contar desde um até um milhão enquanto vocês se escondem e, quando eu tiver terminado de contar, o primeiro de vocês que eu encontrar ocupará o meu lugar para continuar o jogo."

O ENTUSIASMO bailou, no que foi apoiado pela EUFORIA, e a ALEGRIA deu tantos saltos que terminou por convencer a DÚVIDA e, inclusive, a APATIA, que nunca se interessava por nada.

Mas nem todos quiseram participar. A VERDADE preferiu não se esconder. Por quê? Porque não gostava de ficar escondida, preferia ficar a vista de todos, embora alguns tivessem dificuldades de a encontrar por vezes.

E a SOBERBA opinou que o jogo era muito tolo e deveria ser desfeito (no fundo, o que a incomodava era que a idéia não havia partido dela) e a COVARDIA preferiu não arriscar... 

Um, dois, três... começou a contar a LOUCURA.

A primeira a esconder-se foi a PREGUIÇA, que, como sempre, se escondeu logo atrás da primeira pedra que viu no caminho.

A FÉ teve que remover montanhas para se esconder e a INVEJA escondeu-se atrás da sombra do SUCESSO, que, com muito esforço, conseguiu subir à copa da árvore mais alta. 

A GENEROSIDADE quase não conseguia esconder-se, pois em cada lugar que encontrava, concluía que seria melhor ocupado por algum dos seus amigos....

• Que tal um lago cristalino? É ideal para a BELEZA...

• Que tal um buraco de uma árvore? Perfeito para a TIMIDEZ...

• Que tal o vôo de uma borboleta? É o melhor para a VOLUPTUOSIDADE...

• Que tal uma rajada de vento? Magnífico para a LIBERDADE...

Assim, terminou por ocultar-se num raio de sol.

O EGOÍSMO, por sua vez, encontrou um lugar muito bom desde o princípio, ventilado, cômodo... mas só para ele.

A MENTIRA escondeu-se no fundo dos oceanos (na realidade ela escondeu-se por trás do arco-íris) e a PAIXÃO e o DESEJO esconderam-se no centro de um vulcão.

O ESQUECIMENTO... se... escondeu... aonde mesmo?

Quando a LOUCURA contava 998.999, o AMOR ainda não tinha encontrado um lugar para se esconder, pois todo lugar que encontrava já estava ocupado... até que avistou um roseiral e enternecido decidiu esconder-se entre as suas flores.

"Um milhão" - contou a LOUCURA e começou a procurar.

A primeira a aparecer foi a PREGUIÇA, ali a três passos, atrás de uma pedra.

Depois, encontrou a ,  junto com as OBRAS. A PAIXÃO e o DESEJO vieram logo a tona assim que o vulcão entrou em atividade.

Sem querer, a INVEJA foi encontrada e, claro, pôde-se deduzir facilmente onde estava o SUCESSO.

O EGOÍSMO não teve, nem sequer, que ser procurado, pois ele saiu em disparada do seu esconderijo que era uma colméia de abelhas.

De tanto caminhar, sentiu sede e ao aproximar-se do lago descobriu a BELEZA.

Com a DÚVIDA foi ainda mais fácil, pois encontrou-a sentada sobre uma cerca sem decidir ainda de que lado se esconder.

Assim foi encontrando todos, um a um, o TALENTO entre a erva fresca, a ANGÚSTIA numa cova escura, a MENTIRA atrás do arco-íris... (era mentira que ela iria se esconder no fundo do oceano) e até o ESQUECIMENTO... (que já tinha se esquecido que estava brincando de esconde-esconde).

Mas só o AMOR não havia meio de aparecer em lugar algum.

A LOUCURA procurou atrás de cada árvore, de cada pedra e de cada montanha que existe no planeta e, quando estava quase a dar-se por vencido, eis que localizou um Roseiral e as suas formosas Rosas...

Pegou uma grande tesoura e começou a cortar loucamente todas as rosas, quando, de repente, um doloroso grito se escutou. Os espinhos tinham acabado de ferir os olhos do AMOR que procurava impedir o avanço da LOUCURA.

A LOUCURA não sabia o que fazer para se desculpar. Chorou, rogou, implorou, pediu perdão e até prometeu ser seu amigo íntimo.

Desde então, desde que pela primeira vez se brincou de esconde-esconde na terra, O AMOR É CEGO E A LOUCURA SEMPRE O ACOMPANHA...


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Medidas Culinarias sem Balança

 Observe sempre as dicas abaixo para uma medida exata. Ingredientes secos devem ser nivelados com a borda do recipiente.  Para isto encha completamente e passe uma faca ou espátula alisando a superfície. Ingredientes líquidos procure deixar o medidor na altura dos olhos para conferir a medida. Sempre que possível use um medidor, mas se não tiver use sempre a mesma xícara. O medidor é mais confiável para medidas fracionadas como por exemplo ½ xícara por isso seria bom que se comprasse um destes copos com ou medidores correspondentes. LÍQUIDOS Para ingredientes líquidos deixe o medidor na altura dos olhos para conferir a medida. 1 xícara de chá = 240ml ½ xícara = 120ml 1/3 de xícara = 80ml ¼ de xícara = 60ml 1 colher de sopa = 15ml 1 colher de chá = 5ml  FARINHA DE TRIGO ingredientes secos devem ser nivelados com a borda do recipiente 120 gramas = 1 xícara de chá   60 gramas = ½ xícara   40 gramas = 1/3 de xícara   30 gramas = ¼ de xíc

Tabela de conversão de pesos e medidas

Muitas vezes as receitas usam padrões diferentes. Este post apresenta quais são os equivalentes domésticos das medidas que exigem uso de utensílios específicos. Ø   Líquidos (leite, água, óleo, bebidas alcoólicas, café, etc.) 1 xícara = 240 ml 1/2 xícara = 120 ml 1/3 xícara = 80 ml 1/4 de xícara = 60 ml 1 colher (sopa) = 15 ml 1 colher (chá) = 5 ml Ø   Chocolate em pó (cacau em pó) 1 xícara = 90 g 1/2 xícara = 45 g 1/3 xícara = 30 g 1/4 de xícara = 20 g 1 colher (sopa) = 6 g Ø   Manteiga (margarina e gordura vegetal) 1 xícara = 200 g 1/2 xícara = 100 g 1/3 xícara = 65 g 1 colher (sopa) = 15 g Ø   Açúcar 1 xícara = 180 g 1/2 xícara = 90 g 1/3 xícara = 60 g 1/4 de xícara = 45 g 1 colher (sopa) = 12 g Ø   Farinha de trigo 1 xícara = 120 g 1/2 xícara = 60 g 1/3 xícara = 40 g 1/4 de xícara = 30 g 1 colher (sopa) = 7.5 g MEDIDAS EQUIVALENTES Ø   Líquidos 1 litro 4 xícaras ½ litro 2 xícaras 3 xícaras 16 colheres de sopa ¾ de xícara 12 co

Picanha na manteiga de alho com batatas ao forno.

                                       Picanha na Manteiga de Alho   Ingredientes: Para a Manteiga de alho: 1 tablete (200g) de manteiga sem sal, temperatura ambiente 2 cabeças de alho assado (coloque o alho com a casca no forno e deixe assar sem queimar) 2 ½ colheres (sopa) de sal grosso 1 picanha pequena mais ou menos 1kg a 1,5 kg, aproximadamente. 1 pedaço de papel celofane Preparo: Esprema os dentes de alho assados ainda quentes, e misture o alho, a manteiga e o sal grosso, faça uma pasta com eles. Use essa pasta  de manteiga de alho para envolver toda a peça de picanha. Envolva a picanha com o papel celofane e amarre bem as bordas. Deixe a picanha descansar com a manteiga por 20 minutos. Preaqueça o forno a 180°C, e leve a picanha para assar por 40 minutos. Apos 40 min. de forno retire o papel celofane e aumente o forno para 230°C e coloque a picanha com a gordura virada para cima e leve ao forno até dourar. Quando retirar do forno não sirva imediata