Pular para o conteúdo principal

Destaques

Broa Caxambu (bolacha de fubá)

Acredito que você ja comprou nas padarias aquelas bolachas de fubá muito gostosas para o café da manhã ou da tarde, esta é a receita delas.

Experimente, é muito fácil de fazer.

Ingredientes:

500 gramas farinha de trigo 500 gramas fubá 500 gramas açúcar refinado 1 colher (sopa) rasa de fermento em pó 1 colher (chá) sementes de erva-doce 5 colheres (sopa) manteiga sem sal (100g)3 ovos 1 ovo para pincelar 125 gramas de margarina  
Preparo:

Peneire as farinhas.
Coloque as farinhas em uma bacia, acrescente o açúcar, o fermento e a erva doce, misture bem.
Adicione a manteiga e vá misturando com as pontas dos dedos até incorporar bem.
Em seguida adicione os ovos e misture até obter uma massa homogênea bem firme como mostra a foto (se necessário acrescente um pouquinho de água para chegar no ponto)
Unte a as assadeiras.
Modele as broas em forma de bolas, achate levemente deixando com um formato de um disco, e vá arrumando uma a uma nas assadeiras.
Misture uma gema com uma colher de café forte e …

Molho a bolonhesa (por Anne Burrell)



Ingredientes:

1 cebola grande ou 2 pequenas
2 cenouras grandes
3 tiras de aipo
4 dentes de alho
Azeite extra-virgem
Sal
800g de carne moída
2 xícaras de extrato de tomate
3 xícaras de vinho tinto ou água potável
Água para ir adicionando aos poucos
3 folhas de louro
1 maço de tomilho amarrado


Modo de Preparo:
Triture em um processador de alimentos ou no liquidificador (dá um pouco mais de trabalho, mas dá certo) a cebola, a cenoura, o aipo e o alho até virar uma pasta grossa.
Aqueça o azeite em uma panela grande em fogo médio e adiciona o purê de legumes e tempere generosamente com sal.
Leve a panela ao fogo médio-alto e cozinhe, mexendo sempre, até que toda a água tenha evaporado e o purê tenha dourado (cerca de 15 a 20 minutos). Seja paciente, nessa etapa os sabores vão se desprender na panela.

Acrescente a carne moída e tempere novamente generosamente com sal.
Doure bem a carne. Não se apresse esta etapa. Cozinhe por mais 15 a 20 minutos.
Adicione o extrato de tomate e cozinhe até dourar cerca de 4 a 5 minutos. Adicione o vinho tinto. Cozinhe até que o vinho seja reduzido pela metade, mais 4 a 5 minutos.
Adicionar água à panela até cobrir um dedo acima da carne. Coloque as folhas de louro e o feixe de tomilho e misture tudo. Leve para ferver e reduzir em fogo baixo, mexendo ocasionalmente. Como a água evapora você vai precisar adicionar mais, cerca de 2 a 3 xícaras de uma vez.
Não tenha medo de adicionar água durante o processo de cozimento. É um processo de reduzir e adicionar mais água.
Nessa etapa grande sabores irão se desenvolver. Se você tentar adicionar toda a água no início você terá molho de carne cozida, em vez de um rico molho grosso de carne. Misture e prove com freqüência. Tempere com sal, se necessário (você provavelmente vai). Ferver durante 3 1/2 a 4 horas.
Durante os últimos 30 minutos de cozimento, coloque uma panela grande com água para ferver em fogo alto para cozinhar o macarrão(de sua preferencia). A água do macarrão deve estar bem salgada. Se a água está sem sal não importa o quão bom é o molho, o prato ficará sem gosto. Quando a água ferver adicione o macarrão e cozinhe por 1 minuto a menos do que indicado pelo fabricante. Reserve 1/2 xícara da água do cozimento da massa.
Escorra a massa e adicione à panela com o molho. Adicione a água do cozimento reservada e cozinhe o macarrão e molho juntos em fogo médio até que a água tenha se reduzido. Desligue o fogo e coloque uma pitada generosa de queijo parmesão ralado e um fio de azeite de boa qualidade.



Postagens mais visitadas