Pular para o conteúdo principal

Destaques

Broa Caxambu (bolacha de fubá)

Acredito que você ja comprou nas padarias aquelas bolachas de fubá muito gostosas para o café da manhã ou da tarde, esta é a receita delas.

Experimente, é muito fácil de fazer.

Ingredientes:

500 gramas farinha de trigo 500 gramas fubá 500 gramas açúcar refinado 1 colher (sopa) rasa de fermento em pó 1 colher (chá) sementes de erva-doce 5 colheres (sopa) manteiga sem sal (100g)3 ovos 1 ovo para pincelar 125 gramas de margarina  
Preparo:

Peneire as farinhas.
Coloque as farinhas em uma bacia, acrescente o açúcar, o fermento e a erva doce, misture bem.
Adicione a manteiga e vá misturando com as pontas dos dedos até incorporar bem.
Em seguida adicione os ovos e misture até obter uma massa homogênea bem firme como mostra a foto (se necessário acrescente um pouquinho de água para chegar no ponto)
Unte a as assadeiras.
Modele as broas em forma de bolas, achate levemente deixando com um formato de um disco, e vá arrumando uma a uma nas assadeiras.
Misture uma gema com uma colher de café forte e …

28 Super dicas de limpeza



28 pequenas dicas de limpeza que ajudam você a lidar com manchas e sujeiras que no dia a dia incomodam.

Tênis Novo: Para deixar seus tênis bem branquinhos, mergulhe-os em um balde com sabão em pó, água e uma colherinha de amoníaco, e deixe por alguns minutos.

Odor de Cigarro: Para tirar o cheiro de cigarro de um ambiente, molhe uma esponja macia em vinagre branco, coloque em um pratinho em algum canto do lugar.

Prego na Parede: Antes de bater um prego na parede, coloque-o em água fervente, isso evita que o reboco e a tinta quebrem.

Dicas Especiais

Um bastidorzinho de madeira é um objeto ótimo para usar como removedor de manchas com água fervendo. Ele estica e firma a fazenda enquanto você despeja a água através da mancha.

As manchas nos tapetes devem ser removidas o mais depressa possível. Cubra com papel absorvente e pise em cima. Ponha uma toalha felpuda por cima e deixe um livro pesado de um dia para outro. Para tinta e outros produtos use o tira manchas indicado.

Os objetos de couro quando guardados em lugares úmidos, ficam manchados de mofo. Se isso aconteceu, limpe esfregando a parte manchada com vaselina, deixando uma camada de um dia para outro. No dia seguintes limpe esfregando um pano macio.

As manchas nos guardanapos, saem deixando de molho em uma solução de hipoclorito de sódio(água de lavadeira, cândida).

O óleo e manteiga deixam freqüentemente manchas em toalhas de linho ou algodão. Umedeça e aplique uma pasta de sapólio com água e gotas de hipoclorito de sódio. A mancha desaparece depois que lavar normalmente.

Para tirar goma de mascar ou chiclete, coloque a peça manchada no congelador, e a borracha congelada sai com facilidade passando-se a unha.

Quando tiver uma roupa manchada de barro, deixe secar, raspe fora toda a parte endurecida. A pequena mancha que restar, lave em água fria e sabão. Se persistir, use álcool.

Para limpar as roupas manchadas de bolor, ferva água misturada com fubá, durante quinze minutos.

As roupas manchadas com café com leito ou chocolate com leite saem facilmente quando lavadas imediatamente. Se a mancha ficar seca, mistura água quente e gema e esfregue bastante o local. Lave depois. Se ficar mancha, experimente passar álcool.

Se as crianças mancharem as roupas com coca-cola, procure limpá-las o mais depressa possível, procedendo assim: esfregue manteiga sobre as manchas e lave em bastante água quente com sabão em pó.

As manchas deixadas pela tinta de canetas esferográficas variam. Algumas são impossíveis de remover. Quando você se ver diante de mancha semelhante, tente o removedor de esmalte (dá resultado sobre o estofamento de plástico) ou álcool.

As manchas de ferrugem saem quando molhadas de limão, cobertas de sal e deixadas ao sol bem quente.

Quando não houver sol, para tirar manchas de roupas brancas, passe limão sobre a mancha e segure a fazenda sobre o bico de uma chaleira fervendo. Repita até desaparecer a mancha.

Para limpar as manchas de frutas, use água fervendo despejada do avesso para o direito, conservando a peça sobre um tigela. Se não sair, experimente água oxigenada. Em roupas não laváveis, experimente álcool.

As manchas de vinho, podem ser tratadas com as de frutas, com a diferença que a mancha deve ser coberta de sal antes de coar fervendo por cima.

As manchas de gordura ficam mais dóceis, com um tratamento quente. Coloque farinha de trigo sobre a mancha e um mata -borrão limpo sobre a farinha. Passe um ferro bem quente sobre o mata-borrão, até que haja absorção da gordura pela farinha quente e pelo mata-borrão. Escove a farinha fora. Se ainda restar mancha, repita a operação.

A graxa em geral, sai com detergente esfregando fortemente e depois passando em água quente. As manchas de graxa saem mesmo depois de serem lavadas. Esfregue com solvente de graxa como varsol. O sistema usado pelos tintureiros é o seguinte: passe a ferro a mancha até ficar bem quente. Passe uma misture de varsol com talco sobre a mancha e deixe secar. No dia seguinte escove fortemente até sair o talco e a mancha.

Evite passar a ferro roupas manchadas de massa de tomate, porque o calor fixa a mancha que ficará muito difícil de sair. Em roupas laváveis, passe água fria e deixe alguns minutos, esfregue o pano molhado em detergente sobre a parte manchada. Depois lave.

Para eliminar as manchas de tinta, deixe de molho no leite quente, renovando a cada duas horas, depois lave.

As manchas de tinta a óleo , mesmo que já tenha secado e endurecido, saem com uma solução em parte iguais de terebentina e amoníaco.

A tinta da caneta tinteiro ou esferográfica devem ser removidas logo, com removedor de esmalte de unhas. Se lavar, fixará mais a mancha.

As manchas de transpiração devem ser lavadas em água morna e detergente. As manchas recentes saem com aplicação de amoníaco em solução (1 colher por litro de água) e depois enxaguadas em água pura. As manchas mais antigas precisam ser tratadas com vinagre branco e depois passadas em água pura. Para as manchas amarelas e muito antigas, experimente uma solução de ácido oxálico.

As moscas deixam manchas nas cortinas e toalhas. Remova usando uma solução de álcool e água destilada.

Para tirar manchas de batom, use a seguinte técnica: coloque um pano branco limpo sobre a mancha e vire do avesso. Passe uma pasta de sabão em pó e água do lado avesso, forçando sobre o pano branco e mudando de lugar. Lave com um pano molhado, limpo e depois um pano bem seco.

As manchas de batom podem ser muito indiscretas. Não se atrapalhe quando ficar com o rosto todo manchado de batom, passe um pouco de miolo de pão e esfregue, mudando os pedacinhos de pão, à medida que foram ficando vermelhos.

Postagens mais visitadas