Pular para o conteúdo principal

28 Super dicas de limpeza



28 pequenas dicas de limpeza que ajudam você a lidar com manchas e sujeiras que no dia a dia incomodam.

Tênis Novo: Para deixar seus tênis bem branquinhos, mergulhe-os em um balde com sabão em pó, água e uma colherinha de amoníaco, e deixe por alguns minutos.

Odor de Cigarro: Para tirar o cheiro de cigarro de um ambiente, molhe uma esponja macia em vinagre branco, coloque em um pratinho em algum canto do lugar.

Prego na Parede: Antes de bater um prego na parede, coloque-o em água fervente, isso evita que o reboco e a tinta quebrem.

Dicas Especiais

Um bastidorzinho de madeira é um objeto ótimo para usar como removedor de manchas com água fervendo. Ele estica e firma a fazenda enquanto você despeja a água através da mancha.

As manchas nos tapetes devem ser removidas o mais depressa possível. Cubra com papel absorvente e pise em cima. Ponha uma toalha felpuda por cima e deixe um livro pesado de um dia para outro. Para tinta e outros produtos use o tira manchas indicado.

Os objetos de couro quando guardados em lugares úmidos, ficam manchados de mofo. Se isso aconteceu, limpe esfregando a parte manchada com vaselina, deixando uma camada de um dia para outro. No dia seguintes limpe esfregando um pano macio.

As manchas nos guardanapos, saem deixando de molho em uma solução de hipoclorito de sódio(água de lavadeira, cândida).

O óleo e manteiga deixam freqüentemente manchas em toalhas de linho ou algodão. Umedeça e aplique uma pasta de sapólio com água e gotas de hipoclorito de sódio. A mancha desaparece depois que lavar normalmente.

Para tirar goma de mascar ou chiclete, coloque a peça manchada no congelador, e a borracha congelada sai com facilidade passando-se a unha.

Quando tiver uma roupa manchada de barro, deixe secar, raspe fora toda a parte endurecida. A pequena mancha que restar, lave em água fria e sabão. Se persistir, use álcool.

Para limpar as roupas manchadas de bolor, ferva água misturada com fubá, durante quinze minutos.

As roupas manchadas com café com leito ou chocolate com leite saem facilmente quando lavadas imediatamente. Se a mancha ficar seca, mistura água quente e gema e esfregue bastante o local. Lave depois. Se ficar mancha, experimente passar álcool.

Se as crianças mancharem as roupas com coca-cola, procure limpá-las o mais depressa possível, procedendo assim: esfregue manteiga sobre as manchas e lave em bastante água quente com sabão em pó.

As manchas deixadas pela tinta de canetas esferográficas variam. Algumas são impossíveis de remover. Quando você se ver diante de mancha semelhante, tente o removedor de esmalte (dá resultado sobre o estofamento de plástico) ou álcool.

As manchas de ferrugem saem quando molhadas de limão, cobertas de sal e deixadas ao sol bem quente.

Quando não houver sol, para tirar manchas de roupas brancas, passe limão sobre a mancha e segure a fazenda sobre o bico de uma chaleira fervendo. Repita até desaparecer a mancha.

Para limpar as manchas de frutas, use água fervendo despejada do avesso para o direito, conservando a peça sobre um tigela. Se não sair, experimente água oxigenada. Em roupas não laváveis, experimente álcool.

As manchas de vinho, podem ser tratadas com as de frutas, com a diferença que a mancha deve ser coberta de sal antes de coar fervendo por cima.

As manchas de gordura ficam mais dóceis, com um tratamento quente. Coloque farinha de trigo sobre a mancha e um mata -borrão limpo sobre a farinha. Passe um ferro bem quente sobre o mata-borrão, até que haja absorção da gordura pela farinha quente e pelo mata-borrão. Escove a farinha fora. Se ainda restar mancha, repita a operação.

A graxa em geral, sai com detergente esfregando fortemente e depois passando em água quente. As manchas de graxa saem mesmo depois de serem lavadas. Esfregue com solvente de graxa como varsol. O sistema usado pelos tintureiros é o seguinte: passe a ferro a mancha até ficar bem quente. Passe uma misture de varsol com talco sobre a mancha e deixe secar. No dia seguinte escove fortemente até sair o talco e a mancha.

Evite passar a ferro roupas manchadas de massa de tomate, porque o calor fixa a mancha que ficará muito difícil de sair. Em roupas laváveis, passe água fria e deixe alguns minutos, esfregue o pano molhado em detergente sobre a parte manchada. Depois lave.

Para eliminar as manchas de tinta, deixe de molho no leite quente, renovando a cada duas horas, depois lave.

As manchas de tinta a óleo , mesmo que já tenha secado e endurecido, saem com uma solução em parte iguais de terebentina e amoníaco.

A tinta da caneta tinteiro ou esferográfica devem ser removidas logo, com removedor de esmalte de unhas. Se lavar, fixará mais a mancha.

As manchas de transpiração devem ser lavadas em água morna e detergente. As manchas recentes saem com aplicação de amoníaco em solução (1 colher por litro de água) e depois enxaguadas em água pura. As manchas mais antigas precisam ser tratadas com vinagre branco e depois passadas em água pura. Para as manchas amarelas e muito antigas, experimente uma solução de ácido oxálico.

As moscas deixam manchas nas cortinas e toalhas. Remova usando uma solução de álcool e água destilada.

Para tirar manchas de batom, use a seguinte técnica: coloque um pano branco limpo sobre a mancha e vire do avesso. Passe uma pasta de sabão em pó e água do lado avesso, forçando sobre o pano branco e mudando de lugar. Lave com um pano molhado, limpo e depois um pano bem seco.

As manchas de batom podem ser muito indiscretas. Não se atrapalhe quando ficar com o rosto todo manchado de batom, passe um pouco de miolo de pão e esfregue, mudando os pedacinhos de pão, à medida que foram ficando vermelhos.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Medidas Culinarias sem Balança

 Observe sempre as dicas abaixo para uma medida exata. Ingredientes secos devem ser nivelados com a borda do recipiente.  Para isto encha completamente e passe uma faca ou espátula alisando a superfície. Ingredientes líquidos procure deixar o medidor na altura dos olhos para conferir a medida. Sempre que possível use um medidor, mas se não tiver use sempre a mesma xícara. O medidor é mais confiável para medidas fracionadas como por exemplo ½ xícara por isso seria bom que se comprasse um destes copos com ou medidores correspondentes. LÍQUIDOS Para ingredientes líquidos deixe o medidor na altura dos olhos para conferir a medida. 1 xícara de chá = 240ml ½ xícara = 120ml 1/3 de xícara = 80ml ¼ de xícara = 60ml 1 colher de sopa = 15ml 1 colher de chá = 5ml  FARINHA DE TRIGO ingredientes secos devem ser nivelados com a borda do recipiente 120 gramas = 1 xícara de chá   60 gramas = ½ xícara   40 gramas = 1/3 de xícara   30 gramas = ¼ de xíc

Tabela de conversão de pesos e medidas

Muitas vezes as receitas usam padrões diferentes. Este post apresenta quais são os equivalentes domésticos das medidas que exigem uso de utensílios específicos. Ø   Líquidos (leite, água, óleo, bebidas alcoólicas, café, etc.) 1 xícara = 240 ml 1/2 xícara = 120 ml 1/3 xícara = 80 ml 1/4 de xícara = 60 ml 1 colher (sopa) = 15 ml 1 colher (chá) = 5 ml Ø   Chocolate em pó (cacau em pó) 1 xícara = 90 g 1/2 xícara = 45 g 1/3 xícara = 30 g 1/4 de xícara = 20 g 1 colher (sopa) = 6 g Ø   Manteiga (margarina e gordura vegetal) 1 xícara = 200 g 1/2 xícara = 100 g 1/3 xícara = 65 g 1 colher (sopa) = 15 g Ø   Açúcar 1 xícara = 180 g 1/2 xícara = 90 g 1/3 xícara = 60 g 1/4 de xícara = 45 g 1 colher (sopa) = 12 g Ø   Farinha de trigo 1 xícara = 120 g 1/2 xícara = 60 g 1/3 xícara = 40 g 1/4 de xícara = 30 g 1 colher (sopa) = 7.5 g MEDIDAS EQUIVALENTES Ø   Líquidos 1 litro 4 xícaras ½ litro 2 xícaras 3 xícaras 16 colheres de sopa ¾ de xícara 12 co

Picanha na manteiga de alho com batatas ao forno.

                                       Picanha na Manteiga de Alho   Ingredientes: Para a Manteiga de alho: 1 tablete (200g) de manteiga sem sal, temperatura ambiente 2 cabeças de alho assado (coloque o alho com a casca no forno e deixe assar sem queimar) 2 ½ colheres (sopa) de sal grosso 1 picanha pequena mais ou menos 1kg a 1,5 kg, aproximadamente. 1 pedaço de papel celofane Preparo: Esprema os dentes de alho assados ainda quentes, e misture o alho, a manteiga e o sal grosso, faça uma pasta com eles. Use essa pasta  de manteiga de alho para envolver toda a peça de picanha. Envolva a picanha com o papel celofane e amarre bem as bordas. Deixe a picanha descansar com a manteiga por 20 minutos. Preaqueça o forno a 180°C, e leve a picanha para assar por 40 minutos. Apos 40 min. de forno retire o papel celofane e aumente o forno para 230°C e coloque a picanha com a gordura virada para cima e leve ao forno até dourar. Quando retirar do forno não sirva imediata