Pular para o conteúdo principal

Destaques

Broa Caxambu (bolacha de fubá)

Acredito que você ja comprou nas padarias aquelas bolachas de fubá muito gostosas para o café da manhã ou da tarde, esta é a receita delas.

Experimente, é muito fácil de fazer.

Ingredientes:

500 gramas farinha de trigo 500 gramas fubá 500 gramas açúcar refinado 1 colher (sopa) rasa de fermento em pó 1 colher (chá) sementes de erva-doce 5 colheres (sopa) manteiga sem sal (100g)3 ovos 1 ovo para pincelar 125 gramas de margarina  
Preparo:

Peneire as farinhas.
Coloque as farinhas em uma bacia, acrescente o açúcar, o fermento e a erva doce, misture bem.
Adicione a manteiga e vá misturando com as pontas dos dedos até incorporar bem.
Em seguida adicione os ovos e misture até obter uma massa homogênea bem firme como mostra a foto (se necessário acrescente um pouquinho de água para chegar no ponto)
Unte a as assadeiras.
Modele as broas em forma de bolas, achate levemente deixando com um formato de um disco, e vá arrumando uma a uma nas assadeiras.
Misture uma gema com uma colher de café forte e …

Pãezinhos de grãos

Ingredientes:
500 g de farinha de trigo integral
80 g de aveia
80 g de sementes de linhaça
50 g de uvas passa
30 ml de mel
20 g de fermento fresco
1 colher de sopa de óleo
sal

Preparo:
Misture o fermento, esfarelado, e o mel e dissolva o composto obtido em 200 ml de água quente.

Numa vasilha, misture todos os ingredientes, com exceção do óleo (reserve alguns flocos de aveia e sementes de linhaça para a decoração). Tempere o preparo com uma pitada de sal.

Acrescente o composto de fermento e mel, além de 100 ml de água quente. Adicione o óleo de amendoim em um fio e sove tudo por 10 minutos, até obter uma consistência homogênea. Deixe a massa crescer numa vasilha coberta com um pano por pelo menos 30 minutos.

Divida-a em 12 pedaços. Puxe as pontas com as mãos de modo a obter uma forma alongada.

Decore os pãezinhos com os flocos de aveia e as sementes de linhaça reservados e asse-os a 200°C, por 15 minutos, numa assadeira forrada com papel-manteiga.

Retire do forno, deixe esfriar sobre uma grelha e sirva.
Descarte a película plástica, faça em cada uma das folhas incisões profundas, como uma espinha de peixe, e disponha-as em 2 assadeiras untadas. Asse em forno preaquecido a 200°C por 10 minutos, colocando sob as assadeiras uma tigela de água quente. Retire a tigela de água e continue a assar por mais 15 minutos. Tire-as do forno, deixe amornarem sobre uma grelha e sirva.

Postagens mais visitadas