Pular para o conteúdo principal

Sonho

1 kg de Farinha de trigo
450 ml  de água  
60 gramas de margarina
2 ovos  
150 gramas de açúcar
60 gramas de fermento biológico
15 gramas de sal

Preparo da massa:
1- Coloque todos os ingredientes, com exceção da farinha, em uma vasilha e misture muito bem. 
2- Acrescente a farinha aos poucos mexendo até que fique uma massa homogênea, sove muito bem esta massa, quanto mais sovada mais macia vai ficar 
Cubra com um pano e deixe descansar até dobrar de volume. 
Divida a massa em pedaços de 60g.
Faça bolinhas com os pedaços de massa, de uma leve amassada nelas, coloque em uma assadeira, cubra com um pano e deixe descansar até dobrar de volume.
Normalmente as pessoas esperam crescer e fritam os sonhos, mas um segredo que aprendi quando eu tinha padaria é que, eles acabam ficando cru no miolo, e com o sinal dos dedo no lugar onde seguramos para colocar na frigideira.
Por isso nas padaria nós primeiro assamos o sonho e depois fritamos porque sonho só é gostoso frito. Por isso eu aconselho você assar até começar a dourar. Tire do forno frite em óleo não muito quente até ficar bem douradinho.
Obs.
Como a massa já estava assada o sonho fica leve, não enxarca de gordura e fica bem cozido por dentro.
Depois de assados deixe esfriar, com auxilio de uma faca faça um corte no meio de cada sonho mas sem deixar atravessar do outro lado e recheie com uma quantidade bem farta de de creme de confeiteiro ou doce de leite.
Depois de recheado coloque em uma bandeja e usando uma peneira fina polvilhe com açúcar de confeiteiro.
Dica: Use açúcar refinada misturada com leite em pó.
Coloque no liquidificador uma xícara de açúcar e duas colheres de sopa de leite em pó bem cheias, bata e depois polvilhe os sonhos com ela, fica uma delicia. 

Creme de confeiteiro:
1 litro de leite
250 gramas de açúcar
150 gramas de farinha de trigo peneirada
4 gemas peneiradas
40 gramas de margarina sem sal
essência no sabor que desejar a gosto.
Eu gosto de ralar a casca de 1 laranja e colocar no lugar da essência.

1 - Leve ao fogo 800 ml do leite até abrir fervura.
2 - Misture o açúcar e a farinha, dissolva com o restante do leite.
3 - Acrescente as gemas e a margarina à mistura anterior.
4 - Quando o leite abrir fervura adicione a mistura e deixe cozinhar bem, sempre mexendo até ficar co consistência cremosa.
Deixe esfriar.

Deixe seu comentário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Medidas Culinarias sem Balança

 Observe sempre as dicas abaixo para uma medida exata. Ingredientes secos devem ser nivelados com a borda do recipiente.  Para isto encha completamente e passe uma faca ou espátula alisando a superfície. Ingredientes líquidos procure deixar o medidor na altura dos olhos para conferir a medida. Sempre que possível use um medidor, mas se não tiver use sempre a mesma xícara. O medidor é mais confiável para medidas fracionadas como por exemplo ½ xícara por isso seria bom que se comprasse um destes copos com ou medidores correspondentes. LÍQUIDOS Para ingredientes líquidos deixe o medidor na altura dos olhos para conferir a medida. 1 xícara de chá = 240ml ½ xícara = 120ml 1/3 de xícara = 80ml ¼ de xícara = 60ml 1 colher de sopa = 15ml 1 colher de chá = 5ml  FARINHA DE TRIGO ingredientes secos devem ser nivelados com a borda do recipiente 120 gramas = 1 xícara de chá   60 gramas = ½ xícara   40 gramas = 1/3 de xícara   30 gramas = ¼ de xíc

Tabela de conversão de pesos e medidas

Muitas vezes as receitas usam padrões diferentes. Este post apresenta quais são os equivalentes domésticos das medidas que exigem uso de utensílios específicos. Ø   Líquidos (leite, água, óleo, bebidas alcoólicas, café, etc.) 1 xícara = 240 ml 1/2 xícara = 120 ml 1/3 xícara = 80 ml 1/4 de xícara = 60 ml 1 colher (sopa) = 15 ml 1 colher (chá) = 5 ml Ø   Chocolate em pó (cacau em pó) 1 xícara = 90 g 1/2 xícara = 45 g 1/3 xícara = 30 g 1/4 de xícara = 20 g 1 colher (sopa) = 6 g Ø   Manteiga (margarina e gordura vegetal) 1 xícara = 200 g 1/2 xícara = 100 g 1/3 xícara = 65 g 1 colher (sopa) = 15 g Ø   Açúcar 1 xícara = 180 g 1/2 xícara = 90 g 1/3 xícara = 60 g 1/4 de xícara = 45 g 1 colher (sopa) = 12 g Ø   Farinha de trigo 1 xícara = 120 g 1/2 xícara = 60 g 1/3 xícara = 40 g 1/4 de xícara = 30 g 1 colher (sopa) = 7.5 g MEDIDAS EQUIVALENTES Ø   Líquidos 1 litro 4 xícaras ½ litro 2 xícaras 3 xícaras 16 colheres de sopa ¾ de xícara 12 co

Picanha na manteiga de alho com batatas ao forno.

                                       Picanha na Manteiga de Alho   Ingredientes: Para a Manteiga de alho: 1 tablete (200g) de manteiga sem sal, temperatura ambiente 2 cabeças de alho assado (coloque o alho com a casca no forno e deixe assar sem queimar) 2 ½ colheres (sopa) de sal grosso 1 picanha pequena mais ou menos 1kg a 1,5 kg, aproximadamente. 1 pedaço de papel celofane Preparo: Esprema os dentes de alho assados ainda quentes, e misture o alho, a manteiga e o sal grosso, faça uma pasta com eles. Use essa pasta  de manteiga de alho para envolver toda a peça de picanha. Envolva a picanha com o papel celofane e amarre bem as bordas. Deixe a picanha descansar com a manteiga por 20 minutos. Preaqueça o forno a 180°C, e leve a picanha para assar por 40 minutos. Apos 40 min. de forno retire o papel celofane e aumente o forno para 230°C e coloque a picanha com a gordura virada para cima e leve ao forno até dourar. Quando retirar do forno não sirva imediata