Pular para o conteúdo principal

Cuscus Paulista


Um prato que como desde minha infância, quando minha mãe e minha avó faziam.
O cuscuz paulista, típico do interior do estado, é uma das poucas receitas "caipiras" que foi incorporada ao cardápio dos restaurantes da capital.
O cuscuz paulista é parte do almoço, jantar ou mesmo servido em ocasiões especiais.
Dizem que esta receita evoluiu do chamado farnel de viagem, a refeição dos tropeiros.
Nos séculos XVII e XVIII, os tropeiros costumavam carregar alimentos como farinha de milho, ovo cozido, cebolinha, banha de porco e torresmo, tudo junto numa espécie de lenço, que amarravam e levavam a cavalo.
Desse farnel, o cuscuz evoluiu para a mesa das fazendas, aí já acrescido de outros ingredientes e feito na cuscuzeira.
Mas foi nas fazendas que ele adquiriu ares mais sofisticados, sendo introduzido frango ou peixe de água doce em sua receita – hoje a sardinha é bastante utilizada.
Foi mais para frente que se resolveu adicionar o requinte do camarão.
E só há bem pouco tempo que o cuscuz paulista começou a ser feito em fôrma de bolo furada.
O motivo, não se sabe. Mas acabou assumindo uma forma compacta, mais parecida com a consistência de uma musseline, diferente do cuscuz original, que desmancha.
Este prato pode ser servido puro como prato único ou acompanhado de arroz e uma salada.
A receita básica não leva camarões mas se você quiser poderá acrescenta-los deixando prato mais sofisticado.
Nesta receita não coloquei camarões porque não costumo colocar quando faço em casa, mas adicionei o atum ralado porque considero que seu gosto deixa o cuscus muito saboroso.
Pode se ainda adicionar outros ingredientes como milho verde, pimentões, cenoura etc...


Ingredientes
1 vidro de palmito picadinho
2 xícara de ervilha
½ pimenta dedo de moça picadinha
2 tomates sem pele e sem sementes picados
2 tomates picados em rodelas
Salsa a gosto
Cebolinha picada
1 xícara de azeitonas verdes picadas
4 ovos cozidos
3 xícaras de água
1 lata de atum ralado
2 latas de sardinha sem espinhas
450 gramas de farinha de milho amarela
2 colheres de sopa de farinha de mandioca
Azeite de oliva
1 cebola media picadinha

Como Fazer
Em uma panela grande aqueça quatro colheres de sopa de azeite e refogue a cebola picada.
Adicione a pimenta picada, a salsa, a cebolinha e deixe ferver.
Acrescente o palmito, a azeitona, os tomates picados, a ervilha e a água. Quando começar a ferver junte a lata de atum e 1 lata de sardinha.
Corrija o sal e comece juntar as farinhas aos poucos mexendo sempre. As farinhas devem cozinhar no caldo e ir engrossando o prato até se obter um creme bem grosso que comece a soltar do fundo da panela. Unte uma forma de pudim com azeite, e decore o fundo da forma e a lateral com rodelas de ovos cozidos, rodelas de tomate, ervilhas, salsinha e pedaços de sardinha. Vá colocando a massa do cuscus na forma e apertando bem até encher a forma.
Deixe ficar morno e desenforme.
Sirva frio ou morno.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Medidas Culinarias sem Balança

 Observe sempre as dicas abaixo para uma medida exata. Ingredientes secos devem ser nivelados com a borda do recipiente.  Para isto encha completamente e passe uma faca ou espátula alisando a superfície. Ingredientes líquidos procure deixar o medidor na altura dos olhos para conferir a medida. Sempre que possível use um medidor, mas se não tiver use sempre a mesma xícara. O medidor é mais confiável para medidas fracionadas como por exemplo ½ xícara por isso seria bom que se comprasse um destes copos com ou medidores correspondentes. LÍQUIDOS Para ingredientes líquidos deixe o medidor na altura dos olhos para conferir a medida. 1 xícara de chá = 240ml ½ xícara = 120ml 1/3 de xícara = 80ml ¼ de xícara = 60ml 1 colher de sopa = 15ml 1 colher de chá = 5ml  FARINHA DE TRIGO ingredientes secos devem ser nivelados com a borda do recipiente 120 gramas = 1 xícara de chá   60 gramas = ½ xícara   40 gramas = 1/3 de xícara   30 gramas = ¼ de xíc

Tabela de conversão de pesos e medidas

Muitas vezes as receitas usam padrões diferentes. Este post apresenta quais são os equivalentes domésticos das medidas que exigem uso de utensílios específicos. Ø   Líquidos (leite, água, óleo, bebidas alcoólicas, café, etc.) 1 xícara = 240 ml 1/2 xícara = 120 ml 1/3 xícara = 80 ml 1/4 de xícara = 60 ml 1 colher (sopa) = 15 ml 1 colher (chá) = 5 ml Ø   Chocolate em pó (cacau em pó) 1 xícara = 90 g 1/2 xícara = 45 g 1/3 xícara = 30 g 1/4 de xícara = 20 g 1 colher (sopa) = 6 g Ø   Manteiga (margarina e gordura vegetal) 1 xícara = 200 g 1/2 xícara = 100 g 1/3 xícara = 65 g 1 colher (sopa) = 15 g Ø   Açúcar 1 xícara = 180 g 1/2 xícara = 90 g 1/3 xícara = 60 g 1/4 de xícara = 45 g 1 colher (sopa) = 12 g Ø   Farinha de trigo 1 xícara = 120 g 1/2 xícara = 60 g 1/3 xícara = 40 g 1/4 de xícara = 30 g 1 colher (sopa) = 7.5 g MEDIDAS EQUIVALENTES Ø   Líquidos 1 litro 4 xícaras ½ litro 2 xícaras 3 xícaras 16 colheres de sopa ¾ de xícara 12 co

Picanha na manteiga de alho com batatas ao forno.

                                       Picanha na Manteiga de Alho   Ingredientes: Para a Manteiga de alho: 1 tablete (200g) de manteiga sem sal, temperatura ambiente 2 cabeças de alho assado (coloque o alho com a casca no forno e deixe assar sem queimar) 2 ½ colheres (sopa) de sal grosso 1 picanha pequena mais ou menos 1kg a 1,5 kg, aproximadamente. 1 pedaço de papel celofane Preparo: Esprema os dentes de alho assados ainda quentes, e misture o alho, a manteiga e o sal grosso, faça uma pasta com eles. Use essa pasta  de manteiga de alho para envolver toda a peça de picanha. Envolva a picanha com o papel celofane e amarre bem as bordas. Deixe a picanha descansar com a manteiga por 20 minutos. Preaqueça o forno a 180°C, e leve a picanha para assar por 40 minutos. Apos 40 min. de forno retire o papel celofane e aumente o forno para 230°C e coloque a picanha com a gordura virada para cima e leve ao forno até dourar. Quando retirar do forno não sirva imediata