Pular para o conteúdo principal

Destaques

Broa Caxambu (bolacha de fubá)

Acredito que você ja comprou nas padarias aquelas bolachas de fubá muito gostosas para o café da manhã ou da tarde, esta é a receita delas.

Experimente, é muito fácil de fazer.

Ingredientes:

500 gramas farinha de trigo 500 gramas fubá 500 gramas açúcar refinado 1 colher (sopa) rasa de fermento em pó 1 colher (chá) sementes de erva-doce 5 colheres (sopa) manteiga sem sal (100g)3 ovos 1 ovo para pincelar 125 gramas de margarina  
Preparo:

Peneire as farinhas.
Coloque as farinhas em uma bacia, acrescente o açúcar, o fermento e a erva doce, misture bem.
Adicione a manteiga e vá misturando com as pontas dos dedos até incorporar bem.
Em seguida adicione os ovos e misture até obter uma massa homogênea bem firme como mostra a foto (se necessário acrescente um pouquinho de água para chegar no ponto)
Unte a as assadeiras.
Modele as broas em forma de bolas, achate levemente deixando com um formato de um disco, e vá arrumando uma a uma nas assadeiras.
Misture uma gema com uma colher de café forte e …

Pizza ( a minha Pizza)

Massa:
1 kg de farinha de trigo peneirada
600 ml de água fria mineral
25 gramas de fermento fresco
20 gramas de sal
10 gramas de açúcar
1 colher de sopa se banha

Molho:
5 tomates grandes maduros sem semente
1 cebola
2 dentes de alho
100 ml de azeite
2 copos de água
sal a gosto
1 colher de cafe de açúcar
5 folhas de manjericão fresco (depois de 15 min de fervura), se for seco coloque 1 colher de cafe na hora de começar a ferver.

Modo de fazer a massa:
Coloque a metade da farinha e vá colocando demais ingredientes mexendo com auxilio de uma colher, tomando cuidado de colocar o sal por ultimo.
Jogue na mesa de trabalho a metade da farinha que sobrou, coloque a mistura anterior que estará mole em cima desta farinha e comece a sovar colocando aos poucos o restante da farinha que você reservou até desgrudar das mãos (as vezes nem usa toda a farinha)
Sove muito por pelo menos 20 minutos até que a massa fique lisa.
Divida em quatro partes, forme bolas com a massa e coloque num recipiente coberto para descansar por 30 min.
Em uma superfície enfarinhada abra o disco com o rolo, com um pincel tire o excesso de farinha disponha numa assadeira de pizza, faça furos com um garfo e espalhe 2 colheres de molho e leve ao forno pra preassar no forno bem quente(isso se for forno caseiro). tire quando a massa estiver seca.
Depois de pré assado coloque mais 2 colheres de molho, polvilhe com uma colher de orégano e cubra a pizza com fatias de mussarela (eu uso o minimo prefiro assim), espalhe alho torrado (a gosto) e rodelas de tomate e azeitonas volte para o forno e termine de assar até dourar a mussarela.
(o forno deve sempre ser muito quente)

Modo de preparo do molho:
Bata no liquidificador os tomates sem as sementes com a água.
Numa panela coloque o azeite. o alho picado e a cebola. refogue até murchar, acrescente o tomate batido, o sal, o açúcar e se for manjericão seco também é a hora de acrescentar, se for fresco depois de ferver por 15 minutos coloque umas 5 folhas.
Cozinhe o molho por 30 minutos.

Essa é a pizza que eu e minha esposa gostamos.
Depois de experimentar muitas receitas achamos que essa é perfeita para nosso paladar.
Gostamos dessa massa com esse molho aberta bem fininha e com pouco recheio, só uma camada de fatias de mussarela, salpicada de alho, massa crocante e com um molho muito saboroso.
Mas gosto não se discute se gostar pode abrir a massa mais grossa e colocar bastante recheio, inclusive variar sabores conforme o gosto
Se for  mais grossa ao invés de dividir e quatro bolas, divida em três.

Postagens mais visitadas