Pular para o conteúdo principal

Bolinho caipira

História (encontrei na net)
Não se conhece muito sobre a origem da iguaria.
Há diversas teorias sobre onde e quando ele se originou.
Uma delas diz que ocorreu antes de colonização portuguesa, entre os índios puris, segundo a qual, era-se utilizado peixe e farinha na composição do salgado, até a vinda dos portugueses, que introduziram a carne de porco.
Outra hipótese afirma que o bolinho teria surgido com os tropeiros, durante o século XVII.
Ao parar para comer, os tropeiros faziam uma mistura de farinha de milho e água, com tempero e enrolavam a massa num pequeno peixe, e então fritavam; dando assim, também, o formato atual do bolinho caipira.
Já outros dizem que o bolinho tenha sido criado na cidade de Monteiro Lobato.
Segundo esta suposição, o bolinho caipira era conhecido anteriormente como "bolinho da Toninha", por ser uma invenção de uma moradora do município.
A iguaria era vendida no mercado tropeiro da cidade e, devido à sua posição dentro do Vale do Paraíba, a receita foi facilmente disseminada para outros municípios da região.
Em 2009, houve um esforço nas cidades da região, notavelmente em Jacareí, para se reconhecer o quitute como patrimônio cultural em tais municípios
Esta receita típica nas festas juninas do interior de São Paulo.
O bolinho caipira é uma iguaria muito saborosa e fácil de fazer.
A receita apresenta uma das variações do quitute que pode ser
 recheado de lingüiça, frango, peixe e porque não, carne moída!
O que eu sei é que é uma delicia.


Bolinho Caipira
Ingredientes:

Massa:
4 xícaras de farinha de milho (não é fubá, veja a foto)
3 colheres de sopa de farinha de mandioca
4 colheres de sopa de óleo
2 cubinhos de caldo de carne
4 xícaras de água
2 colheres de sopa de salsinha/cebolinha picada



Recheio:
400g de carne moída
1 xícara de cebola picada
1 dente de alho picado
1/2 xícaras salsinha/cebolinha picada
sal e pimenta do reino a gosto.



Modo de preparo:
Em um recipiente junte as farinhas, misture desmanchando todos os grumos.
Adicione o óleo e reserve.
Ferva a água com o cubinho de caldo de carne.
Derrame sobre a farinha aos poucos e misture bem, sempre mexendo até que a massa fique homogênea.

Em outro recipiente, misture todos os ingredientes do recheio e utilize a carne bem temperada “crua”, pois se refogar antes fica seca.
 Separe uma pequena porção da massa, e achate-a na palma da mão.
Coloque dentro um pouco de recheio (carne já temperada e crua), feche e cubra com a própria massa dando o formato de um bolinho comprido como mostra nas fotos.
Feitos todos os bolinhos, frite-os em óleo bem quente.
Deixe que escorra o óleo em um papel absorvente.
Sirva-os ainda quentinhos.



















Se tiver duvidas deixe seu comentário.


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Medidas Culinarias sem Balança

 Observe sempre as dicas abaixo para uma medida exata. Ingredientes secos devem ser nivelados com a borda do recipiente.  Para isto encha completamente e passe uma faca ou espátula alisando a superfície. Ingredientes líquidos procure deixar o medidor na altura dos olhos para conferir a medida. Sempre que possível use um medidor, mas se não tiver use sempre a mesma xícara. O medidor é mais confiável para medidas fracionadas como por exemplo ½ xícara por isso seria bom que se comprasse um destes copos com ou medidores correspondentes. LÍQUIDOS Para ingredientes líquidos deixe o medidor na altura dos olhos para conferir a medida. 1 xícara de chá = 240ml ½ xícara = 120ml 1/3 de xícara = 80ml ¼ de xícara = 60ml 1 colher de sopa = 15ml 1 colher de chá = 5ml  FARINHA DE TRIGO ingredientes secos devem ser nivelados com a borda do recipiente 120 gramas = 1 xícara de chá   60 gramas = ½ xícara   40 gramas = 1/3 de xícara   30 gramas = ¼ de xíc

Tabela de conversão de pesos e medidas

Muitas vezes as receitas usam padrões diferentes. Este post apresenta quais são os equivalentes domésticos das medidas que exigem uso de utensílios específicos. Ø   Líquidos (leite, água, óleo, bebidas alcoólicas, café, etc.) 1 xícara = 240 ml 1/2 xícara = 120 ml 1/3 xícara = 80 ml 1/4 de xícara = 60 ml 1 colher (sopa) = 15 ml 1 colher (chá) = 5 ml Ø   Chocolate em pó (cacau em pó) 1 xícara = 90 g 1/2 xícara = 45 g 1/3 xícara = 30 g 1/4 de xícara = 20 g 1 colher (sopa) = 6 g Ø   Manteiga (margarina e gordura vegetal) 1 xícara = 200 g 1/2 xícara = 100 g 1/3 xícara = 65 g 1 colher (sopa) = 15 g Ø   Açúcar 1 xícara = 180 g 1/2 xícara = 90 g 1/3 xícara = 60 g 1/4 de xícara = 45 g 1 colher (sopa) = 12 g Ø   Farinha de trigo 1 xícara = 120 g 1/2 xícara = 60 g 1/3 xícara = 40 g 1/4 de xícara = 30 g 1 colher (sopa) = 7.5 g MEDIDAS EQUIVALENTES Ø   Líquidos 1 litro 4 xícaras ½ litro 2 xícaras 3 xícaras 16 colheres de sopa ¾ de xícara 12 co

Picanha na manteiga de alho com batatas ao forno.

                                       Picanha na Manteiga de Alho   Ingredientes: Para a Manteiga de alho: 1 tablete (200g) de manteiga sem sal, temperatura ambiente 2 cabeças de alho assado (coloque o alho com a casca no forno e deixe assar sem queimar) 2 ½ colheres (sopa) de sal grosso 1 picanha pequena mais ou menos 1kg a 1,5 kg, aproximadamente. 1 pedaço de papel celofane Preparo: Esprema os dentes de alho assados ainda quentes, e misture o alho, a manteiga e o sal grosso, faça uma pasta com eles. Use essa pasta  de manteiga de alho para envolver toda a peça de picanha. Envolva a picanha com o papel celofane e amarre bem as bordas. Deixe a picanha descansar com a manteiga por 20 minutos. Preaqueça o forno a 180°C, e leve a picanha para assar por 40 minutos. Apos 40 min. de forno retire o papel celofane e aumente o forno para 230°C e coloque a picanha com a gordura virada para cima e leve ao forno até dourar. Quando retirar do forno não sirva imediata