Pular para o conteúdo principal

Destaques

Broa Caxambu (bolacha de fubá)

Acredito que você ja comprou nas padarias aquelas bolachas de fubá muito gostosas para o café da manhã ou da tarde, esta é a receita delas.

Experimente, é muito fácil de fazer.

Ingredientes:

500 gramas farinha de trigo 500 gramas fubá 500 gramas açúcar refinado 1 colher (sopa) rasa de fermento em pó 1 colher (chá) sementes de erva-doce 5 colheres (sopa) manteiga sem sal (100g)3 ovos 1 ovo para pincelar 125 gramas de margarina  
Preparo:

Peneire as farinhas.
Coloque as farinhas em uma bacia, acrescente o açúcar, o fermento e a erva doce, misture bem.
Adicione a manteiga e vá misturando com as pontas dos dedos até incorporar bem.
Em seguida adicione os ovos e misture até obter uma massa homogênea bem firme como mostra a foto (se necessário acrescente um pouquinho de água para chegar no ponto)
Unte a as assadeiras.
Modele as broas em forma de bolas, achate levemente deixando com um formato de um disco, e vá arrumando uma a uma nas assadeiras.
Misture uma gema com uma colher de café forte e …

Churros ao Chocolate, da Nigella

Ingredientes para a massa:
250g de farinha de trigo;
1 colher de chá de fermento em pó;
1 pitada de sal;
2 colheres de sopa de azeite de oliva;
450ml de água fervente.

750ml de óleo de canola para fritar;
1/2 xícara de açúcar refinado e 1 colher de sopa de canela em pó para passar os churros.

Para o molho de chocolate:
200g de chocolate amargo picado;
50g de chocolate ao leite picado;
2 colheres de sopa de glucose de milho;
300ml de creme de leite.

Prepare o molho de chocolate:
Em uma panelinha pequena de fundo grosso junte os chocolates picados, a glucose e o creme de leite e leve ao fogo baixo, mexendo com uma colher, até que o chocolate derreta e a mistura se torne homogênea, com cuidado para não ferver. Apague o fogo e reserve.

Prepare os churros:
Em uma tigela grande, peneire a farinha, o fermento e o sal. Misture a água fervente com o azeite e adicione à mistura de farinha. Mexa bem com uma colher de pau até incorporar todo o líquido [a massa fica dura, como massa de coxinha, levemente grudenta]. Deixe descansar por 10 minutos.
Em uma panela de fundo grosso e de boca larga coloque o óleo para aquecer [será fritura por imersão, por isso tanto óleo]. O óleo deve aquecer até 170 graus [ou faça o teste adicionando um pedacinho de miolo de pão, que deverá ficar dourado em 30 segundos, sem queimar].
Agora você vai precisar de uma tesoura e um saco de confeitar com bico tipo pitanga aberta grande [parece besteira, mas o formato é importante - as dobrinhas do bico pitanga aumentam bastante a área de contato da massa com o óleo, deixando o churro mais sequinho e crocante]. Passe toda a massa para o saco de confeitar e esprema os churros diretamente sobre o óleo quente, cortando com a tesoura quando alcançar o tamanho desejado [fiz os meus com 14cm mais ou menos, mas você pode fazê-los curtinhos]. Frite 3 churros por vez, por uns 4 minutos até ficarem dourados de todos os lados.
Retire os churros do óleo e escorra em papel absorvente.
Passe cada churro na mistura de açúcar e canela, batendo levemente para tirar o excesso, e sirva imediatamente, acompanhados do molho de chocolate [que pode ser reaquecido na hora de servir].

Postagens mais visitadas