Pular para o conteúdo principal

Destaques

Broa Caxambu (bolacha de fubá)

Acredito que você ja comprou nas padarias aquelas bolachas de fubá muito gostosas para o café da manhã ou da tarde, esta é a receita delas.

Experimente, é muito fácil de fazer.

Ingredientes:

500 gramas farinha de trigo 500 gramas fubá 500 gramas açúcar refinado 1 colher (sopa) rasa de fermento em pó 1 colher (chá) sementes de erva-doce 5 colheres (sopa) manteiga sem sal (100g)3 ovos 1 ovo para pincelar 125 gramas de margarina  
Preparo:

Peneire as farinhas.
Coloque as farinhas em uma bacia, acrescente o açúcar, o fermento e a erva doce, misture bem.
Adicione a manteiga e vá misturando com as pontas dos dedos até incorporar bem.
Em seguida adicione os ovos e misture até obter uma massa homogênea bem firme como mostra a foto (se necessário acrescente um pouquinho de água para chegar no ponto)
Unte a as assadeiras.
Modele as broas em forma de bolas, achate levemente deixando com um formato de um disco, e vá arrumando uma a uma nas assadeiras.
Misture uma gema com uma colher de café forte e …

Donuts do chuck recheados


No "Receitas de Chuck", o chef Chuck Hughes ensina a preparar deliciosos donuts que podem ter recheios doces ou salgados, como queijo. 

Para os donuts

Ingredientes:
Duas xícaras de leite morno
1 colher (chá) de fermento biológico seco
1/2 xícara de açúcar
1/2 colher (chá) de sal
2 ovos
1 colher (chá) de essência de baunilha
4 xícaras de farinha
1/2 xícara de manteiga
Óleo para fritura

Modo de preparo:
Misture as duas xícaras de leite morno ao fermento biológico e deixe agir por cinco minutos. Adicione 1/2 xícara de açúcar, 1/2 colher (chá) de sal, dois ovos e uma colher (chá) de essência de baunilha. Misture tudo em um processador.

Adicione gradualmente quatro xícaras de farinha à mistura. Coloque 1/2 xícara de manteiga em temperatura ambiente e misture. Despeje a espessa mistura em uma tigela, tampe com plástico-filme e deixe descansar na geladeira por, pelo menos, quatro horas.

Despeje farinha sobre uma superfície e passe-a no rolo de massa também. Pegue metade da massa e passe na farinha. Com o rolo, abra a massa até que fique com 2,5cm. Use a boca de um copo para cortar discos achatados de massa.

Disponha os discos em uma assadeira com papel-manteiga e farinha. Deixe descansar por uma hora em temperatura ambiente. Cubra com plástico para não secar.

Frite a 185ºC. Deixe dourar por um minuto e meio de cada lado. Despeje os donuts sobre papel-toalha para tirar o excesso do óleo.

Os donuts podem ser recheados com diversos sabores.

Receitas:

Recheio de ganache de chocolate com caramelo
Ingredientes:
1 xícara de açúcar
2 colheres (sopa) de água
1/2 xícara de manteiga
1 xícara de creme de leite fresco
1 xícara de chocolate amargo picado

Modo de preparo:
Em uma panela, derreta o açúcar com a água em baixa temperatura de 6 a 8 minutos, até que fique com cor de caramelo. Adicione a manteiga e mexa até ficar homogêneo. Coloque o creme de leite e mexa até formar um caramelo grosso. Junte o chocolate e mexa até derreter e se misturar ao caramelo. Retire do fogo. Deixe esfriar e reserve em um recipiente hermético.

Recheio de framboesa e manga
Ingredientes:
2 xícaras de framboesa
2 xícaras de manga cortada em cubos
1 xícara de açúcar
Raspas da casca e suco de 1 limão

Modo de preparo:
Coloque tudo em uma panela e deixe ferver, mexendo a superfície da mistura regularmente. Cozinhe por aproximadamente 20 minutos. Deixe esfriar. Misture. Passe por uma peneira fina para retirar as sementes. Reserve em um recipiente hermético e mantenha refrigerado.

Recheio de creme de limão
Ingredientes:
Suco e raspas de 3 limões
3 ovos
1/2 xícara de açúcar
1/3 xícara de manteiga

Modo de preparo:
Junte todos os ingredientes em uma tigela de aço inoxidável. Coloque a tigela sobre uma panela com água fervente, mas não deixe que o fundo  encoste na água. Cozinhe por aproximadamente dois minutos até engrossar. Retire do fogo e passe por uma peneira fina. Cubra com filme plástico e deixe esfriar. Mantenha refrigerado.

Para montar
Coloque o recheio em um saco de confeitar com ponta de 4mm. Insira a ponta na lateral do donut. Esprema delicadamente o saco e vá retirando a ponta do donut.

Depois de rechear, polvilhe açúcar generosamente. Sirva quente.


Postagens mais visitadas