segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Torta de frango com alho poró

Essa torta fica muito boa, se você gosta de empadinhas vai gostar muito, a massa é daquelas de empadinha, bem quebradiças.

Massa:
600 gramas de farinha de trigo
150 gramas de manteiga
150 gramas de banha de porco
2 colheres de sopa de agua
sal que baste

Recheio:
1 alho poró fatiado
1 peito de frango cortado em cubos pequenos 
2 coxas sobrecoxas de frango cortada em cubos pequenos
100 gramas de manteiga
1/2 lata milho verde
1/2 lata de ervilha
2 cenouras picadas em cubos
1 lata de creme de leite com o soro
50ml de vinagre
3 colheres de sopa de farinha de trigo
Azeitonas sem caroço a gosto
sal
1 gema para pincelar

Preparando a massa:
Em uma vasilha coloque a farinha e coloque a banha cortada em pequenos cubos e com a ponta dos dedos vá misturando, quando estiver misturado acrescente a manteiga também em cubos e continue misturando com a ponta dos dedos até obter uma farofa bem misturada, acrescente a agua e comece a amassar até conseguir uma massa bem firme.
Reserve a massa (na geladeira)

Fatie bem o alho poró.
Em uma frigideira grande coloque 50 gramas de manteiga e coloque o alho poró e deixe refogar bem, acrescente o vinagre  e a farinha de trigo sal a gosto misture bem e reserve.
Em uma outra panela coloque o restante da manteiga e adicione o frango picado e as cenouras picadas e deixe fritar até ficar bem dourado.
Quando estiver dourado acrescente 1/4 de xícara de agua para soltar bem da panela e acrescente o milho, a ervilha, azeitona, sal o suficiente e deixe refogar o suficiente.
Leve ao fogo esta mistura com a mistura anterior de alho poró, misture bem e acrescente o creme de leite, não precisa ficar muito no fogo.

Montagem:
Use uma assadeira redonda de 25 centímetros, se tiver de fundo removível é a ideal.
Abra 2/3 da massa com uma espessura de 0,5 cm e forre a assadeira com ela, inclusive as laterais.
Coloque o recheio e espalhe bem.
Abra o restante da massa e cubra o recheio e feche as laterais apertando com os dedos, pincele com um gemas e leve ao forno até ficar dourada.

A massa é bem quebradiça, para facilitar a abertura da massa abra um saco plástico e forre a mesa de trabalho coloque a massa no centro e cubra com outro plástico igual e passe o rolo sobre a massa até ficar com a espessura desejada.

Receita adaptada daqui:  http://scrapbook.channel4.com/bookmarkBar/50f41bede4b09b08528f1b28

Broa Caxambu (bolacha de fubá)

Acredito que você ja comprou nas padarias aquelas bolachas de fubá muito gostosas para o café da manhã ou da tarde, esta é a receita delas...