Pular para o conteúdo principal

Como fazer um forno mateiro com tambor



Este é um forno para você fazer comida gostosa no sítio ou no quintal de sua casa. Ele é feito com dois tambores de óleo, e entre eles, existe um espaço por onde circula o calor, que vai esquentar o forno todo, por igual. Depois de montado, ele é todo recoberto com barro, que o protege e funciona como isolante, não deixando o calor sair. Dessa forma, você consegue mais calor para o forno, usando menos lenha ou carvão.

Material necessário:
- 2 tambores
- chapa de ferro e dobradiças                                                                  
- arame, pedaços de cano, manilha
- tijolos e barro


Ferramentas:
- ferramenta para cortar tambores (tesoura para metal) 

- alicate
- martelo e pregos
- colher de pedreiro

Preparação
Retire a tampa e o fundo de um dos tambores.


Corte, de cima até embaixo, uma faixa de mais ou menos 4 dedos de largura, como no
desenho a abaixo.                                                                                            
                                                                                            
Faça um buraco que servirá de chaminé, um pouco menor que a boca da manilha. Prenda, com arame fino, 6 pedaços de cano em cada uma das extremidades do tambor. 
Estes canos devem ter 5 dedos de comprimento e 2 de largura.                                                             

Porta e bandeja do forno
Pegue o outro tambor, e para fazer a porta do forno, recorte uma parte do fundo. Prenda as dobradiças de modo que a porta abra para fora. Os furos deste tambor devem ser tapados com pedaços de madeira. Com os restos que sobraram do outro tambor, faça a alça e o fecho.
Recorte a chapa plana de ferro ou latão e faça a bandeja do forno. Ela deve ter o comprimento do tambor, a largura um pouco menor.
       

                                   








Montagem
Coloque o tambor com tampa dentro do outro. Os pedaços de cano, já colocados, evitarão que um tambor encoste no outro e farão com que o calor circule entre eles. Com os tijolos, você vai fazer a fornalha, que deve ter dois palmos de altura (40 cm) e o comprimento igual ao dos tambores. É por essa extremidade aberta que o fogo será alimentado.
Encaixe os tambores em cima da fornalha e coloque a manilha no buraco da chaminé. Cubra com barro e o seu forno está pronto.


                                                  





Você pode cobrir só com barro como no exemplo abaixo de um forno mais simples ainda feito com latas, use o exemplo acima coberto com massa de cimento e substitua por barro, ou tijolos de barro assentados com massa de barro.



          
O exemplo de fornalha aqui sugerido é o mais simples possível, mas poderá melhora-lo fazendo um pouco mais alto, 20cm, e fazer um cinzeiro e colocar uma porta no queimador evitando o calo e a fumaça.

Se tiver um barranco ai no seu quintal poderá cavar e fazer todo o apoio e fornalha sem usar tijolos, se neste caso cobrir com barro vai ficar bem simples e barato.     

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Medidas Culinarias sem Balança

 Observe sempre as dicas abaixo para uma medida exata. Ingredientes secos devem ser nivelados com a borda do recipiente.  Para isto encha completamente e passe uma faca ou espátula alisando a superfície. Ingredientes líquidos procure deixar o medidor na altura dos olhos para conferir a medida. Sempre que possível use um medidor, mas se não tiver use sempre a mesma xícara. O medidor é mais confiável para medidas fracionadas como por exemplo ½ xícara por isso seria bom que se comprasse um destes copos com ou medidores correspondentes. LÍQUIDOS Para ingredientes líquidos deixe o medidor na altura dos olhos para conferir a medida. 1 xícara de chá = 240ml ½ xícara = 120ml 1/3 de xícara = 80ml ¼ de xícara = 60ml 1 colher de sopa = 15ml 1 colher de chá = 5ml  FARINHA DE TRIGO ingredientes secos devem ser nivelados com a borda do recipiente 120 gramas = 1 xícara de chá   60 gramas = ½ xícara   40 gramas = 1/3 de xícara   30 gramas = ¼ de xíc

Tabela de conversão de pesos e medidas

Muitas vezes as receitas usam padrões diferentes. Este post apresenta quais são os equivalentes domésticos das medidas que exigem uso de utensílios específicos. Ø   Líquidos (leite, água, óleo, bebidas alcoólicas, café, etc.) 1 xícara = 240 ml 1/2 xícara = 120 ml 1/3 xícara = 80 ml 1/4 de xícara = 60 ml 1 colher (sopa) = 15 ml 1 colher (chá) = 5 ml Ø   Chocolate em pó (cacau em pó) 1 xícara = 90 g 1/2 xícara = 45 g 1/3 xícara = 30 g 1/4 de xícara = 20 g 1 colher (sopa) = 6 g Ø   Manteiga (margarina e gordura vegetal) 1 xícara = 200 g 1/2 xícara = 100 g 1/3 xícara = 65 g 1 colher (sopa) = 15 g Ø   Açúcar 1 xícara = 180 g 1/2 xícara = 90 g 1/3 xícara = 60 g 1/4 de xícara = 45 g 1 colher (sopa) = 12 g Ø   Farinha de trigo 1 xícara = 120 g 1/2 xícara = 60 g 1/3 xícara = 40 g 1/4 de xícara = 30 g 1 colher (sopa) = 7.5 g MEDIDAS EQUIVALENTES Ø   Líquidos 1 litro 4 xícaras ½ litro 2 xícaras 3 xícaras 16 colheres de sopa ¾ de xícara 12 co

Picanha na manteiga de alho com batatas ao forno.

                                       Picanha na Manteiga de Alho   Ingredientes: Para a Manteiga de alho: 1 tablete (200g) de manteiga sem sal, temperatura ambiente 2 cabeças de alho assado (coloque o alho com a casca no forno e deixe assar sem queimar) 2 ½ colheres (sopa) de sal grosso 1 picanha pequena mais ou menos 1kg a 1,5 kg, aproximadamente. 1 pedaço de papel celofane Preparo: Esprema os dentes de alho assados ainda quentes, e misture o alho, a manteiga e o sal grosso, faça uma pasta com eles. Use essa pasta  de manteiga de alho para envolver toda a peça de picanha. Envolva a picanha com o papel celofane e amarre bem as bordas. Deixe a picanha descansar com a manteiga por 20 minutos. Preaqueça o forno a 180°C, e leve a picanha para assar por 40 minutos. Apos 40 min. de forno retire o papel celofane e aumente o forno para 230°C e coloque a picanha com a gordura virada para cima e leve ao forno até dourar. Quando retirar do forno não sirva imediata