Pular para o conteúdo principal

Destaques

Broa Caxambu (bolacha de fubá)

Acredito que você ja comprou nas padarias aquelas bolachas de fubá muito gostosas para o café da manhã ou da tarde, esta é a receita delas.

Experimente, é muito fácil de fazer.

Ingredientes:

500 gramas farinha de trigo 500 gramas fubá 500 gramas açúcar refinado 1 colher (sopa) rasa de fermento em pó 1 colher (chá) sementes de erva-doce 5 colheres (sopa) manteiga sem sal (100g)3 ovos 1 ovo para pincelar 125 gramas de margarina  
Preparo:

Peneire as farinhas.
Coloque as farinhas em uma bacia, acrescente o açúcar, o fermento e a erva doce, misture bem.
Adicione a manteiga e vá misturando com as pontas dos dedos até incorporar bem.
Em seguida adicione os ovos e misture até obter uma massa homogênea bem firme como mostra a foto (se necessário acrescente um pouquinho de água para chegar no ponto)
Unte a as assadeiras.
Modele as broas em forma de bolas, achate levemente deixando com um formato de um disco, e vá arrumando uma a uma nas assadeiras.
Misture uma gema com uma colher de café forte e …

Como fazer um forno mateiro com tambor



Este é um forno para você fazer comida gostosa no sítio ou no quintal de sua casa. Ele é feito com dois tambores de óleo, e entre eles, existe um espaço por onde circula o calor, que vai esquentar o forno todo, por igual. Depois de montado, ele é todo recoberto com barro, que o protege e funciona como isolante, não deixando o calor sair. Dessa forma, você consegue mais calor para o forno, usando menos lenha ou carvão.

Material necessário:
- 2 tambores
- chapa de ferro e dobradiças                                                                  
- arame, pedaços de cano, manilha
- tijolos e barro


Ferramentas:
- ferramenta para cortar tambores (tesoura para metal) 

- alicate
- martelo e pregos
- colher de pedreiro

Preparação
Retire a tampa e o fundo de um dos tambores.


Corte, de cima até embaixo, uma faixa de mais ou menos 4 dedos de largura, como no
desenho a abaixo.                                                                                            
                                                                                            
Faça um buraco que servirá de chaminé, um pouco menor que a boca da manilha. Prenda, com arame fino, 6 pedaços de cano em cada uma das extremidades do tambor. 
Estes canos devem ter 5 dedos de comprimento e 2 de largura.                                                             

Porta e bandeja do forno
Pegue o outro tambor, e para fazer a porta do forno, recorte uma parte do fundo. Prenda as dobradiças de modo que a porta abra para fora. Os furos deste tambor devem ser tapados com pedaços de madeira. Com os restos que sobraram do outro tambor, faça a alça e o fecho.
Recorte a chapa plana de ferro ou latão e faça a bandeja do forno. Ela deve ter o comprimento do tambor, a largura um pouco menor.
       

                                   








Montagem
Coloque o tambor com tampa dentro do outro. Os pedaços de cano, já colocados, evitarão que um tambor encoste no outro e farão com que o calor circule entre eles. Com os tijolos, você vai fazer a fornalha, que deve ter dois palmos de altura (40 cm) e o comprimento igual ao dos tambores. É por essa extremidade aberta que o fogo será alimentado.
Encaixe os tambores em cima da fornalha e coloque a manilha no buraco da chaminé. Cubra com barro e o seu forno está pronto.


                                                  





Você pode cobrir só com barro como no exemplo abaixo de um forno mais simples ainda feito com latas, use o exemplo acima coberto com massa de cimento e substitua por barro, ou tijolos de barro assentados com massa de barro.



          
O exemplo de fornalha aqui sugerido é o mais simples possível, mas poderá melhora-lo fazendo um pouco mais alto, 20cm, e fazer um cinzeiro e colocar uma porta no queimador evitando o calo e a fumaça.

Se tiver um barranco ai no seu quintal poderá cavar e fazer todo o apoio e fornalha sem usar tijolos, se neste caso cobrir com barro vai ficar bem simples e barato.     

Postagens mais visitadas