Pular para o conteúdo principal

Quibe ou Kibe (em árabe كبة ['kibbeh] ou ['kubbah])


Quibe (ou kibe; em árabe كبة ['kibbeh] ou ['kubbah]) é um prato típico do Oriente Médio que consiste em um bolinho de massa de triguilho ou semolina, recheado com carne (eventualmente substituída por carne de soja), temperada com ervas, que pode ser servido cru, cozido ou frito. O nome deriva de kubbeh que em árabe significa bola. É um prato muito popular e considerado o prato nacional no Líbano, Síria e Iraque. É também comum no norte da África, na Turquia, na península arábica e em parte do Cáucaso, como na Armênia. Imigrantes sírio-libaneses, oriundos do antigo Império Otomano difundiram a receita para outras partes do mundo, em especial para a América do Sul. No Brasil, se pode comer quibe em padarias, lanchonetes, restaurantes e bares.

No seu preparo mais comum consiste de uma massa de carne moída e trigo tabule, recheada originalmente com carne de carneiro e ervas. O formato, o tamanho e os ingredientes variam muito nos diferentes tipos de quibes. No Iraque existe um tipo de quibe onde a massa (crosta) é feita de arroz, chamado de Kubbat Halab. Também no Iraque, outro tipo de quibe é feito com a massa de carne e trigo, no formato arredondado e chato, chamado de Kubbat Mosul. Finalmente existe um tipo de quibe assírio/iraquiano, onde o quibe é misturado e depois cozido com tomates e temperos.

O quibe com a carne e a mistura de tabule, sem a massa (crosta), pode ser servido cru, chamado kibbe nayye, típico do Líbano, Síria e Iraque, acompanhado do licor de arak. No Líbano, o quibe cru servido num dia, é cozido para ser servido no dia seguinte.

Um acompanhamento tradicional do quibe é o tahine ou a coalhada (labneh).

em armênio: kufteh
em castelhano (América Latina): kipe or quipe
em inglês: kibbe ou kibbeh
em turco: içli köfte
no Brazil quibe ou kibe

Receita de um bom Quibe


500 gramas de trigo para quibe
500 gramas de carne moída
1 cebola grande
hortelã
sal

Preparação:

Coloque o trigo de molho em água bem quente, deixe de molho uns 10 minutos.
Usando um pano limpo, escorra a água e esprema bem para sair toda a água.
Em vasilha coloque o trigo espremido, 150 gramas da carne moída, a cebola picada bem miúda, o hortelã picado e sal a gosto.
Misture tudo muito bem.
É necessário sovar a massa, fazer o que os Árabes chamam de esfolar o trigo senão não da liga, eu passo a mistura numa maquina de moer, se tiver faça isso.
Algumas pessoas colocam ovo ou farinha de trigo para dar liga na massa, isso não é certo e altera o sabor dando uma consistência pesada na massa. Como eu disse sove a massa ou passe pela maquina de moer ou processador para quebrar o trigo.

Prepare o recheio:
O restante da carne refoque usando alho sal cebola.
Unte as mãos com óleo  e peque uma porção da massa e usando a palma das duas mão faça de um lado um bolinho naquele formato conhecido de quibes, com o dedo do lado contrário abra um buraco, coloque o recheio e novamente com o as mãos faça o outro lado do bolinho.
Frite em óleo bem quente. De preferência em uma panela pequena de uns 20 centímetros de diâmetro.
O óleo deve cobrir o quibe. Frite poucos de cada vez, numa panela como eu falei no máximo 3 de cada vez.
Não mecha nos primeiros minutos da fritura, se mexer no inicio da fritura ou colocar muitos de cada vez para fritar eles se desfazem.
O recheio deve ser de carne.
Minha mãe fazia com a carne toda misturada na massa, fica muito gostoso, se optar em fazer isso, é só misturar toda a carne no inicio do processo. Este método simplifica a receita.

Se tiver duvida deixe um comentário que eu responderei.

Comentários

  1. cocola 150 gr de carne em meio kl de farinha para quibe ...

    ResponderExcluir
  2. Sim coloque 150 gramas em 500 gramas de trigo se você vai fazer recheado, se quiser fazer do modo mais simples coloque os 500 gramas de carne moída e misture muito bem e faça os kibes sem rechear e frite, ficam muito bons também

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Medidas Culinarias sem Balança

 Observe sempre as dicas abaixo para uma medida exata. Ingredientes secos devem ser nivelados com a borda do recipiente.  Para isto encha completamente e passe uma faca ou espátula alisando a superfície. Ingredientes líquidos procure deixar o medidor na altura dos olhos para conferir a medida. Sempre que possível use um medidor, mas se não tiver use sempre a mesma xícara. O medidor é mais confiável para medidas fracionadas como por exemplo ½ xícara por isso seria bom que se comprasse um destes copos com ou medidores correspondentes. LÍQUIDOS Para ingredientes líquidos deixe o medidor na altura dos olhos para conferir a medida. 1 xícara de chá = 240ml ½ xícara = 120ml 1/3 de xícara = 80ml ¼ de xícara = 60ml 1 colher de sopa = 15ml 1 colher de chá = 5ml  FARINHA DE TRIGO ingredientes secos devem ser nivelados com a borda do recipiente 120 gramas = 1 xícara de chá   60 gramas = ½ xícara   40 gramas = 1/3 de xícara   30 gramas = ¼ de xíc

Tabela de conversão de pesos e medidas

Muitas vezes as receitas usam padrões diferentes. Este post apresenta quais são os equivalentes domésticos das medidas que exigem uso de utensílios específicos. Ø   Líquidos (leite, água, óleo, bebidas alcoólicas, café, etc.) 1 xícara = 240 ml 1/2 xícara = 120 ml 1/3 xícara = 80 ml 1/4 de xícara = 60 ml 1 colher (sopa) = 15 ml 1 colher (chá) = 5 ml Ø   Chocolate em pó (cacau em pó) 1 xícara = 90 g 1/2 xícara = 45 g 1/3 xícara = 30 g 1/4 de xícara = 20 g 1 colher (sopa) = 6 g Ø   Manteiga (margarina e gordura vegetal) 1 xícara = 200 g 1/2 xícara = 100 g 1/3 xícara = 65 g 1 colher (sopa) = 15 g Ø   Açúcar 1 xícara = 180 g 1/2 xícara = 90 g 1/3 xícara = 60 g 1/4 de xícara = 45 g 1 colher (sopa) = 12 g Ø   Farinha de trigo 1 xícara = 120 g 1/2 xícara = 60 g 1/3 xícara = 40 g 1/4 de xícara = 30 g 1 colher (sopa) = 7.5 g MEDIDAS EQUIVALENTES Ø   Líquidos 1 litro 4 xícaras ½ litro 2 xícaras 3 xícaras 16 colheres de sopa ¾ de xícara 12 co

Picanha na manteiga de alho com batatas ao forno.

                                       Picanha na Manteiga de Alho   Ingredientes: Para a Manteiga de alho: 1 tablete (200g) de manteiga sem sal, temperatura ambiente 2 cabeças de alho assado (coloque o alho com a casca no forno e deixe assar sem queimar) 2 ½ colheres (sopa) de sal grosso 1 picanha pequena mais ou menos 1kg a 1,5 kg, aproximadamente. 1 pedaço de papel celofane Preparo: Esprema os dentes de alho assados ainda quentes, e misture o alho, a manteiga e o sal grosso, faça uma pasta com eles. Use essa pasta  de manteiga de alho para envolver toda a peça de picanha. Envolva a picanha com o papel celofane e amarre bem as bordas. Deixe a picanha descansar com a manteiga por 20 minutos. Preaqueça o forno a 180°C, e leve a picanha para assar por 40 minutos. Apos 40 min. de forno retire o papel celofane e aumente o forno para 230°C e coloque a picanha com a gordura virada para cima e leve ao forno até dourar. Quando retirar do forno não sirva imediata