Pular para o conteúdo principal

Cuca Alemã de Banana

Streuselkuchen (lit. "bolo de flocos", em alemão: Kuchen = "bolo", Streusel = "granulado", "flocos") ou cuca de farofa, como é conhecida em alguns lugares da região sul do Brasil, é um bolo típico da cozinha alemã.
A base do bolo é uma massa de levedura coberta com flocos (Streusel). Os principais ingredientes da cobertura granulada são farinha, açúcar e manteiga. Porém, a cobertura pode variar, adicionando-se aos flocos açúcar de baunilha ou canela em pó. Outra variação é cobrir a massa de levedura com pedaços de frutas, geralmente de maçã, e só em seguida cobrir as frutas com os flocos como cobertura final.
O Streuselkuchen supostamente originou-se na Silésia, uma região que hoje em dia é parte da Polônia. Atualmente o bolo é bastante comum em grande parte da região germanófona com suas variedades regionais.
Como elo com a culinária alemã podemos destacar o ingrediente-mor da receita: a manteiga. Desde a Idade Média, as elites daquele país encontraram na manteiga um meio de se distinguir do restante da sociedade. Os registros de receitas da nobreza da época assinalam a ocorrência do abuso desse ingrediente, sendo o diferencial no sabor de sua culinária.
Talvez, por isso, a Kuchen que hoje se produz em regiões de origem alemã (sul do Brasil) seja tão especial, tão mais saborosa: ela se mantém autêntica aos segredos da “vovó Alemanha”.
Receita veio com os imigrantes alemães e hoje é bem aceita à mesa dos brasileiros.
 

 Cuca Alemã
Ingredientes para a massa:

    1/2 xícara de chá de margarina sem sal
    1 xícara de chá de açúcar
    1 ovo
    Raspas de 1 limão
    3 e 1/2 xícaras de chá de farinha de trigo
    2 colheres de sopa rasas de fermento biológico seco ou 3 tabletes do fresco
    1 colher de chá rasa de sal
    1 e 1/2 xícara de chá de água morna

Para a farofa:

    1/2 xícara de chá de margarina sem sal
    1 e 1/2 xícaras de chá de açúcar
    1 e 1/2 xícaras de chá de farinha de trigo
    1 pitada de raspas de limão

   
Para o recheio:
   5 bananas cortadas em rodelas




Modo de preparo:
 Massa:

Misture aos poucos em um recipiente a margarina, o açúcar e os ovos até que a massa fique bem homogênea. 
Acrescente a raspa de limão, o trigo, o fermento e o sal. Misture bem e vá adicionando a água aos poucos, misture bem até a massa ficar bem homogênea.
Enquanto a massa descansa e cresce prepare a farofa.





 









 










Farofa:
Misture bem os ingredientes até formar uma farofa.

O recheio dessa cuca é banana, mas pode ser outra fruta. (morango, pêssego, abacaxi, creme ou o que preferir).

 










 
Montagem:
Use uma assadeira redonda de 33 cm ou retangular de 25X35 untada e enfarinhada.
Despeje a massa no fundo da assadeira  e coloque as rodelas de banana por cima sem apertar e cubra  com a farofa.
Leve ao forno pré aquecido a 180º C
A cuca fica pronta em média 20 minutos.





















Comentários

  1. Delícia, obrigada pela receita! Qual foi o fermento usado nesta receita? O de pão ou de bolo?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Medidas Culinarias sem Balança

 Observe sempre as dicas abaixo para uma medida exata. Ingredientes secos devem ser nivelados com a borda do recipiente.  Para isto encha completamente e passe uma faca ou espátula alisando a superfície. Ingredientes líquidos procure deixar o medidor na altura dos olhos para conferir a medida. Sempre que possível use um medidor, mas se não tiver use sempre a mesma xícara. O medidor é mais confiável para medidas fracionadas como por exemplo ½ xícara por isso seria bom que se comprasse um destes copos com ou medidores correspondentes. LÍQUIDOS Para ingredientes líquidos deixe o medidor na altura dos olhos para conferir a medida. 1 xícara de chá = 240ml ½ xícara = 120ml 1/3 de xícara = 80ml ¼ de xícara = 60ml 1 colher de sopa = 15ml 1 colher de chá = 5ml  FARINHA DE TRIGO ingredientes secos devem ser nivelados com a borda do recipiente 120 gramas = 1 xícara de chá   60 gramas = ½ xícara   40 gramas = 1/3 de xícara   30 gramas = ¼ de xíc

Tabela de conversão de pesos e medidas

Muitas vezes as receitas usam padrões diferentes. Este post apresenta quais são os equivalentes domésticos das medidas que exigem uso de utensílios específicos. Ø   Líquidos (leite, água, óleo, bebidas alcoólicas, café, etc.) 1 xícara = 240 ml 1/2 xícara = 120 ml 1/3 xícara = 80 ml 1/4 de xícara = 60 ml 1 colher (sopa) = 15 ml 1 colher (chá) = 5 ml Ø   Chocolate em pó (cacau em pó) 1 xícara = 90 g 1/2 xícara = 45 g 1/3 xícara = 30 g 1/4 de xícara = 20 g 1 colher (sopa) = 6 g Ø   Manteiga (margarina e gordura vegetal) 1 xícara = 200 g 1/2 xícara = 100 g 1/3 xícara = 65 g 1 colher (sopa) = 15 g Ø   Açúcar 1 xícara = 180 g 1/2 xícara = 90 g 1/3 xícara = 60 g 1/4 de xícara = 45 g 1 colher (sopa) = 12 g Ø   Farinha de trigo 1 xícara = 120 g 1/2 xícara = 60 g 1/3 xícara = 40 g 1/4 de xícara = 30 g 1 colher (sopa) = 7.5 g MEDIDAS EQUIVALENTES Ø   Líquidos 1 litro 4 xícaras ½ litro 2 xícaras 3 xícaras 16 colheres de sopa ¾ de xícara 12 co

Picanha na manteiga de alho com batatas ao forno.

                                       Picanha na Manteiga de Alho   Ingredientes: Para a Manteiga de alho: 1 tablete (200g) de manteiga sem sal, temperatura ambiente 2 cabeças de alho assado (coloque o alho com a casca no forno e deixe assar sem queimar) 2 ½ colheres (sopa) de sal grosso 1 picanha pequena mais ou menos 1kg a 1,5 kg, aproximadamente. 1 pedaço de papel celofane Preparo: Esprema os dentes de alho assados ainda quentes, e misture o alho, a manteiga e o sal grosso, faça uma pasta com eles. Use essa pasta  de manteiga de alho para envolver toda a peça de picanha. Envolva a picanha com o papel celofane e amarre bem as bordas. Deixe a picanha descansar com a manteiga por 20 minutos. Preaqueça o forno a 180°C, e leve a picanha para assar por 40 minutos. Apos 40 min. de forno retire o papel celofane e aumente o forno para 230°C e coloque a picanha com a gordura virada para cima e leve ao forno até dourar. Quando retirar do forno não sirva imediata