Pular para o conteúdo principal

Destaques

Broa Caxambu (bolacha de fubá)

Acredito que você ja comprou nas padarias aquelas bolachas de fubá muito gostosas para o café da manhã ou da tarde, esta é a receita delas.

Experimente, é muito fácil de fazer.

Ingredientes:

500 gramas farinha de trigo 500 gramas fubá 500 gramas açúcar refinado 1 colher (sopa) rasa de fermento em pó 1 colher (chá) sementes de erva-doce 5 colheres (sopa) manteiga sem sal (100g)3 ovos 1 ovo para pincelar 125 gramas de margarina  
Preparo:

Peneire as farinhas.
Coloque as farinhas em uma bacia, acrescente o açúcar, o fermento e a erva doce, misture bem.
Adicione a manteiga e vá misturando com as pontas dos dedos até incorporar bem.
Em seguida adicione os ovos e misture até obter uma massa homogênea bem firme como mostra a foto (se necessário acrescente um pouquinho de água para chegar no ponto)
Unte a as assadeiras.
Modele as broas em forma de bolas, achate levemente deixando com um formato de um disco, e vá arrumando uma a uma nas assadeiras.
Misture uma gema com uma colher de café forte e …

Pizza

Para a massa

    6 xícaras (chá) de farinha de trigo (cerca de 740 g)
    2 colheres (sopa) de fermento biológico seco (20 g)
    2 colheres (chá) de açúcar
    2 colheres (chá) de sal
    2 1/2 xícaras (chá) de água morna
    1/4 xícara (chá) de azeite
    farinha de trigo para polvilhar a bancada
    azeite para untar a tigela


Modo de preparo da massa


Numa tigela, misture o fermento e o açúcar. Regue com a água morna e, com uma colher, misture bem para dissolver. Deixe em temperatura ambiente até espumar - cerca de 5 minutos.
    Enquanto isso, na tigela da batedeira, misture a farinha com o sal e abra um buraco no centro. Separe uma tigela ou outro recipiente grande e unte com 2 colheres (sopa) de azeite - ela tem que ter espaço suficiente para a massa crescer bastante.
Assim que espumar, despeje a mistura de fermento no centro da tigela com farinha. Adicione ¼ de xícara (chá) de azeite e misture, com uma espátula, apenas para incorporar.
    Para sovar a massa: encaixe a tigela na batedeira com o gancho; comece a bater em velocidade baixa por 5 minutos; aumente a velocidade, aos poucos, para alta e deixe bater por mais 15 minutos até formar uma massa lisa - ela vai descolar da lateral da tigela e formar uma bola no gancho da batedeira.
    Com as pontas dos dedos (ou uma espátula), desgrude a massa da tigela da batedeira e transfira para o recipiente untado com azeite. Cubra com filme e deixe descansar por 1 hora, até crescer e dobrar de volume.
   
    Polvilhe uma bancada lisa com farinha de trigo; transfira a massa de pizza para a bancada e, com uma espátula (ou faca) divida em 4 porções. Utilize a seguir ou, se preferir, embale individualmente com filme e armazene na geladeira por 3 dias ou no congelador por até 1 mês.
   
OBS: se a massa estiver no congelador, deixe descongelar em temperatura ambiente por cerca de 2 horas antes de usar; se estiver na geladeira, deixe em temperatura ambiente por 30 minutos antes de usar.
Para o recheio de mussarela

    1 1/2 xícara (chá) de queijo mussarela ralado grosso (cerca de 150 g)
    Tomates cortados em fatias
    1/4 xícara (chá) de molho de tomate caseiro para pizza
    folhas de manjericão a gosto
    Azeitonas sem caroço
    Orégano para polvilhar

Molho:

5 tomates grandes maduros sem semente
1 cebola
2 dentes de alho
100 ml de azeite
2 copos de água
sal a gosto
1 colher de café de açúcar
5 folhas de manjericão fresco (depois de 15 min de fervura), se for seco coloque 1 colher de café na hora de começar a ferver.
Modo de preparo do molho:
Bata no liquidificador os tomates sem as sementes com a água.
Numa panela coloque o azeite. o alho picado e a cebola. refogue até murchar, acrescente o tomate batido, o sal, o açúcar e se for manjericão seco também é a hora de acrescentar, se for fresco depois de ferver por 15 minutos coloque umas 5 folhas.
Cozinhe o molho por 30 minutos.





Postagens mais visitadas