Pular para o conteúdo principal

Fogão a lenha com forno de ferro fundido e churrasqueira.



Este fogão tem a praticidade de ter um forno que esquenta enquanto se cozinha, e ainda temos acoplado a ele uma churrasqueira.
Abaixo eu coloquei uma lista dos materiais necessários para a construção do mesmo.
Os tijolos variam um pouco de tamanho, mas em média eles tem 22 centímetros de comprimento por 10 centímetros de largura e 5 centímetros de de altura. 
Se observarem bem na foto vão ver que ele tem 13 tijolos de comprimento de 22 centímetros mais 2 centímetros de folga entre um e ou e outro o que vai dar 312 centímetros de comprimento.










A largura é de 3 tijolos 72 centímetros.



Eu usei tijolos arredondados nos cantos











Para a churrasqueira eu usei no queimador placas refratarias










E no fundo da churrasqueira placas refratarias perfuradas













Eu coloquei uma lista de pedras de granito que eu usei, mas atenção ao tamanho deixe para medir quando já estiver com fogão sendo construído porque elas podem variar de tamanho dependendo do tamanho do tijolo e do método de assentamento dos mesmos.


Inicio:
 

 









Observem que não é difícil fazer os arcos em cima das aberturas, é só usar uma madeira flexível, eucatex funciona bem para isso.














Notem que a esta altura na décima fiada onde eu assentei uma fiada de tijolos mais vermelhos
Ai eu fiz uma Lage e em cima da Lage eu assentei uma fiada de tijolos revestindo a Lage conforme poderá ver na foto seguinte.













Este revestimento servira de fundo para assentar os refratários do queimador do fogão e da churrasqueira.

  










Notem como foram assentadas as placas refratarias perfuradas
Para a churrasqueira eu assentei 3 fiadas de tijolo e depois comecei a fazer a boca, ao levantar a boca use um ferro 3/8 e faça um furo de cada lado para passar uma barra de ferro onde vai apoiar os espetos conforme pode ver a barra na foto.

















A chapa de 3 bocas tem o comprimento de 3 tijolos










o forno de ferro fundido que pode ser encontrado no mercado livre precisa de um espaço de 3 tijolos e meio. 











Lembre se que o forno só é apoiado na frente e no fundo suas laterais tem ficar livre porque é ali que vai passar a fumaça da lenha queimada no fogão e que vai esquentar o mesmo.












A abertura da boca da churrasqueira deve ter 7 fiadas de tijolo e então fechar o arco

Notem que acima do forno começamos a fechar a chaminé e encontrar com a da churrasqueira par terminar de 3 tijolos por 3 tijolos.


Eu não tenho costume de colocar cinzeiro na churrasqueira porque ele é inútil e só serve para apodrecer por causa do sal do churrasco, é mais fácil retirar a cinza com uma pá.
O queimador tanto da churrasqueira como do fogão devem ser revestidos com as placas refratarias.
Conforme eu já disse as pedras devem ser medidas após o assentamento dos tijolos devido ao tamanho dos tijolos assentamento dos mesmos
 
670 tijolos cor palha a vista 
180 tijolos de canto arredondado 40 esquerdo 40 direitos
50 tijolos cor cerâmica
8 sacos de cimento
4 sacos de cal
1 metro de areia fina
10 latas de pedra
1 forno de ferro fundido (custa entre 300,00 a 400,00 reais no mercado livre)
1 chapa de fogão a lenha de 3 bocas (50,00)
3 barras de ferro 3/16
2 metros de ferro 3/8
60 placas refratarias
3 sacos de massa refrataria
20 placas refratarias perfuradas para churrasqueira
1 pedra de granito de 0,70cm por 0,70cm
1 pedra de granito de 0,70cm por 0,80cm
2 pedra de granito de 0,20cm por 100,00cm
1 pedra de granito de 0,65cm por 0,70cm
1 pedra de granito de 1,50cm por 0,20cm












A chamine pode ser simples como esta da foto acima.
Após a conclusão da confecção do forno ele deve ser bem limpo com auxilio de lixas e ser revestido com seladora transparente para proteger os tijolos de agua e gordura.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Medidas Culinarias sem Balança

 Observe sempre as dicas abaixo para uma medida exata. Ingredientes secos devem ser nivelados com a borda do recipiente.  Para isto encha completamente e passe uma faca ou espátula alisando a superfície. Ingredientes líquidos procure deixar o medidor na altura dos olhos para conferir a medida. Sempre que possível use um medidor, mas se não tiver use sempre a mesma xícara. O medidor é mais confiável para medidas fracionadas como por exemplo ½ xícara por isso seria bom que se comprasse um destes copos com ou medidores correspondentes. LÍQUIDOS Para ingredientes líquidos deixe o medidor na altura dos olhos para conferir a medida. 1 xícara de chá = 240ml ½ xícara = 120ml 1/3 de xícara = 80ml ¼ de xícara = 60ml 1 colher de sopa = 15ml 1 colher de chá = 5ml  FARINHA DE TRIGO ingredientes secos devem ser nivelados com a borda do recipiente 120 gramas = 1 xícara de chá   60 gramas = ½ xícara   40 gramas = 1/3 de xícara   30 gramas = ¼ de xíc

Tabela de conversão de pesos e medidas

Muitas vezes as receitas usam padrões diferentes. Este post apresenta quais são os equivalentes domésticos das medidas que exigem uso de utensílios específicos. Ø   Líquidos (leite, água, óleo, bebidas alcoólicas, café, etc.) 1 xícara = 240 ml 1/2 xícara = 120 ml 1/3 xícara = 80 ml 1/4 de xícara = 60 ml 1 colher (sopa) = 15 ml 1 colher (chá) = 5 ml Ø   Chocolate em pó (cacau em pó) 1 xícara = 90 g 1/2 xícara = 45 g 1/3 xícara = 30 g 1/4 de xícara = 20 g 1 colher (sopa) = 6 g Ø   Manteiga (margarina e gordura vegetal) 1 xícara = 200 g 1/2 xícara = 100 g 1/3 xícara = 65 g 1 colher (sopa) = 15 g Ø   Açúcar 1 xícara = 180 g 1/2 xícara = 90 g 1/3 xícara = 60 g 1/4 de xícara = 45 g 1 colher (sopa) = 12 g Ø   Farinha de trigo 1 xícara = 120 g 1/2 xícara = 60 g 1/3 xícara = 40 g 1/4 de xícara = 30 g 1 colher (sopa) = 7.5 g MEDIDAS EQUIVALENTES Ø   Líquidos 1 litro 4 xícaras ½ litro 2 xícaras 3 xícaras 16 colheres de sopa ¾ de xícara 12 co

Picanha na manteiga de alho com batatas ao forno.

                                       Picanha na Manteiga de Alho   Ingredientes: Para a Manteiga de alho: 1 tablete (200g) de manteiga sem sal, temperatura ambiente 2 cabeças de alho assado (coloque o alho com a casca no forno e deixe assar sem queimar) 2 ½ colheres (sopa) de sal grosso 1 picanha pequena mais ou menos 1kg a 1,5 kg, aproximadamente. 1 pedaço de papel celofane Preparo: Esprema os dentes de alho assados ainda quentes, e misture o alho, a manteiga e o sal grosso, faça uma pasta com eles. Use essa pasta  de manteiga de alho para envolver toda a peça de picanha. Envolva a picanha com o papel celofane e amarre bem as bordas. Deixe a picanha descansar com a manteiga por 20 minutos. Preaqueça o forno a 180°C, e leve a picanha para assar por 40 minutos. Apos 40 min. de forno retire o papel celofane e aumente o forno para 230°C e coloque a picanha com a gordura virada para cima e leve ao forno até dourar. Quando retirar do forno não sirva imediata