Pular para o conteúdo principal

Destaques

Broa Caxambu (bolacha de fubá)

Acredito que você ja comprou nas padarias aquelas bolachas de fubá muito gostosas para o café da manhã ou da tarde, esta é a receita delas.

Experimente, é muito fácil de fazer.

Ingredientes:

500 gramas farinha de trigo 500 gramas fubá 500 gramas açúcar refinado 1 colher (sopa) rasa de fermento em pó 1 colher (chá) sementes de erva-doce 5 colheres (sopa) manteiga sem sal (100g)3 ovos 1 ovo para pincelar 125 gramas de margarina  
Preparo:

Peneire as farinhas.
Coloque as farinhas em uma bacia, acrescente o açúcar, o fermento e a erva doce, misture bem.
Adicione a manteiga e vá misturando com as pontas dos dedos até incorporar bem.
Em seguida adicione os ovos e misture até obter uma massa homogênea bem firme como mostra a foto (se necessário acrescente um pouquinho de água para chegar no ponto)
Unte a as assadeiras.
Modele as broas em forma de bolas, achate levemente deixando com um formato de um disco, e vá arrumando uma a uma nas assadeiras.
Misture uma gema com uma colher de café forte e …

Como Fazer Forno de Pizza a Lenha com Rodas(aro de roda de carro)



Eu sempre tenho visto algumas pessoas que fazem fogão de lenha com rodas de carro usadas, e pensei porque não fazer um forno de pizzas.
Ai consegui umas rodas usadas de uma antiga TL aro 14 e resolvi fazer o forno.


Primeiramente abri uma porta na lateral em duas rodas, para isso coloquei uma sobre a outra (uma ao contrario da outra para que a camara onde for fazer a queima da madeira ficasse grande) e marquei o tamanho da porta já que a metade da porta fica em uma roda e a outra metade na outra.






Cortei a porta em cada uma das rodas deixando um pequeno pedaço sem cortar em cada uma e coloquei novamente uma sobre a outra e soldei as duas partes cortadas, só depois da porta soldada que eu acabei o corte assim a porta ficou pronta.
Retirei as rodas de cima uma da outra e cortei uma chapa redonda para tapar os furos da primeira roda para que quando for queimar não suje todo o chão com a cinza da queima.



No centro da chapa coincidindo com o furo central da roda fiz outro corte na chapa fazendo uma tampa para a retirada das cinzas por baixo.
Ai sim juntei as duas primeiras rodas e soldei uma na outra tomando cuidado para que a porta cortada ficasse bem alinhada.
Cortei o miolo da segunda roda como mostra a foto porque eu coloquei a terceira roda com o findo para baixo, senão ia ficar  dois fundos encostados um no outro.
Soldei assim a terceira roda deixando o fundo para baixo.
Tampei o furo central da terceira roda deixando apenas os furos laterais para que o fogo não incida sobre o centro do forno mas só nas laterais.
cortei três pedaços de tubo  de 65 centímetros cada um e soldei 3 pés


Usei um gonzo(dobradiça de portão) para fazer  a porta do queimador, um só no centro.






Usei uma quarta roda para fazer a porta do forno.
Para isso cortei uma chapa que tampasse toda a parte de cima da roda e deixei apenas um furo de aproximadamente 10 centímetros para fazer uma chaminé, e soldei sobre a roda.
Usei desta vez dois gonzos para fazer a dobradiça da porta.





Usei um pedaço de cano e fiz a chaminé, cortei uma chapa que servisse dentro do cano coloquei um eixo e fiz uma chave para controlar a chaminé.




Eu comprei uma pedra refrataria de 33 centímetros e fiz um suporte para apoia-la sobre a lateral da terceira roda como mostra a foto.
Usei o forno e como ainda não sei bem a temperatura queimei a primeira pizza, a segunda ficou muito boa, a massa ficou crocante e a mussarela derreteu muito bem.
Vou comprar um termômetro para colocar nele.

Eu usei para fazer este forno:
4 rodas(aros de carro)
Chapa de ferro 19 um pedaço de 1 metro por 0,40 centímetros.
1 pedaço de cano de 50 centímetros
1 barra de ferro chato de 6 metros por 1 centímetro de largura por 3 milímetros de espessura
3 gonzos (dobradiça de portão)
1,95 cm de tubo quadrado de 2cm por 2cm (para os pés)
Eletrodos
Disco de corte
1 pedra refrataria de 33 centímetros

Se for fazer um e necessitar de mais informações poste comentário que eu respondo.






















Postagens mais visitadas